O atleta português conquistou a medalha de ouro na categoria de -100 kg na prova que se realizou na Turquia, ao derrotar, no último combate, Nikoloz Sherazadishvili.

Jorge Fonseca (segundo a contar da esquerda) somou mais um título esta época. Foto: Sporting CP-Modalidades/ Facebook

Jorge Fonseca venceu, este domingo, o Grand Slam de Antália, na Turquia, na categoria de -100 quilos. O judoca derrotou, no combate decisivo, Nikoloz Sherazadishvili, espanhol nascido na Geórgia, atual 99.º do ‘ranking’, num combate com a duração de dois minutos e 14 segundos.

Para chegar à final, o português, bicampeão mundial da categoria e segundo classificado no ranking mundial, derrotou o mongol Gonchigsuren, o dinamarquês Mathias Madsen e o georgiano Onise Saneblidze. Nas meias-finais, Jorge Fonseca ultrapassou o canadiano Kyle Reyes.

O atleta do Sporting foi cabeça de série da competição, iniciando a prova na segunda ronda, que venceu por acumulação de shidos. De seguida, venceu o campeão europeu de sub-23 de 2020, por ‘ippon’.

Sistema de pontuação no judo

Shidos: penalidades leves

Wazari: meio ponto. Dois Wazari valem um ippon e, consequentemente, termina o combate logo após o segundo Wazari. Um Wazari é um ippon que não foi realizado com perfeição. Também é Wazari quando se imobiliza o oponente entre 15 a 19 segundos.

Ippon: ponto completo. O combate termina no momento do golpe que corresponde a esta pontuação. Ocorre quando o oponente cai com as costas no chão logo após um movimento perfeito, quando é imobilizado por 20 segundos, por estrangulamento ou chave de articulação.

Nos quartos de final, ultrapassou o 15.º classificado do ranking mundial, por wazari.

Nas meias-finais, o português venceu o atual campeão pan-americano e 20.º da hierarquia mundial, Kyle Reyes, por ippon. Na final, o medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio’2020 enfrentou Nikoloz Sherazadishvili (99.º do ranking mundial), campeão mundial de -90 kg e venceu por ippon.

O judoca português junta a conquista na Turquia aos títulos no Grande Prix de Portugal, em janeiro, e no Open de Praga, em março.

Bárbara Timo também venceu uma medalha para Portugal, ao conquistar o bronze na categoria de -63 quilos.

Jorge Fonseca prepara agora os Campeonatos Europeus de Judo, que se vão realizar entre 29 de abril e 1 de maio, em Sófia, na Bulgária.

Artigo editado por Filipa Silva