A equipa do técnico português venceu o São Paulo por 4-0. Abel Ferreira conquistou o quinto título ao serviço do Palmeiras, sendo o primeiro treinador europeu a conquistar o título desde 1957.

Abel Ferreira é o primeiro treinador europeu a conquistar o título desde 1957. Foto: Twitter/Palmeiras

O Palmeiras venceu, este domingo (3), o Campeonato Paulista, depois de ganhar frente ao São Paulo, por 4-0, no Arena Palestra Itália. O Palmeiras tinha saído derrotado por 1-3 na primeira mão, no Morumbi, mas a reviravolta permitiu a conquista do quinto título de Abel Ferreira ao serviço do “verdão”.

A remontada foi assinalada com uma exibição exemplar diante dos próprios adeptos, finalizada com golos de Danilo, aos 22 minutos; Zé Rafael, aos 28; e Raphael Veiga, aos 47 e aos 81 minutos. Este é o 24.º título do Palmeiras no campeonato estadual de São Paulo.

Abel Ferreira tornou-se, deste modo, no primeiro treinador europeu a conquistar o título desde 1957 – o último a fazê-lo foi Béla Guttmann, então técnico do São Paulo. O técnico português fez história pelo clube: nunca um treinador tinha conseguido conquistar um título estadual, um título nacional e um título internacional ao serviço do Palmeiras. Abel já tinha vencido a Taça do Brasil e, a nível internacional, já tinha conquistado duas Taças Libertadores e uma Supertaça Sul-Americana. A juntar a esses títulos, o técnico soma agora o Campeonato Paulista.

“Estes jogadores nasceram para fazer história no futebol brasileiro e no Palmeiras. É mérito deles. Não sou eu que chuto a bola. Quem faz acontecer são eles, são eles que fazem de mim melhor treinador. Eu sou 30% daquilo tudo que eles fazem, eles são 70%”, realçou Abel no fim do jogo em declarações aos jornalistas.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), congratulou o técnico português por mais um título. “Gostaria de felicitar calorosamente o Abel Ferreira por, mais uma vez, fora de portas, ter prestigiado superlativamente o nosso futebol. O trabalho, dedicação, talento, paixão e ambição que coloca ao serviço do Palmeiras elevaram-no a um patamar de excelência indelével e reservado apenas aos mais importantes técnicos mundiais”, citou a FPF no site oficial.

Abel Ferreira assumiu o comando do Palmeiras em 2020, depois abandonar o cargo de técnico do PAOK, da Grécia. O técnico português soma, neste momento, 113 jogos, 64 vitórias, 21 empates e 28 derrotas pelo Palmeiras.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha