A Câmara Municipal de Gaia aprovou esta segunda-feira (4), em reunião de Câmara, o acrescento de duas novas categorias e dois tipos de ajuda aos habitantes da cidade que utilizam transportes públicos. Aos apoios já existentes, junta-se a comparticipação de 40 euros para alunos sub-23 que residam em Gaia mas estudam fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) – valor correspondente ao do passe mensal – e apoio a pessoas com deficiência..

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara, explicou que, para ter acesso a este benefício, os alunos terão de apresentar um comprovativo de como, efetivamente, adquirem passe, seja de comboio ou autocarro.

Outro dos pontos aprovados na reunião de Câmara foi a atribuição de passe gratuito a residentes em Gaia, sem limite de idade, que tenham incapacidade igual ou superior a 60%. Para isso, os cidadãos têm apenas de comprovar a sua incapacidade através da apresentação de um atestado médico.

Os novos apoios entram em vigor no dia 1 de setembro, período coincidente com o início do ano letivo. A autarquia revelou ter uma verba orçamentada em 400 mil euros para assegurar este investimento.

Atualmente, no município de Vila Nova de Gaia, os jovens até aos 18 anos têm passe gratuito nos transportes públicos. Também aqueles com mais de 18 anos usufruem deste apoio, desde que estejam a frequentar o Ensino Superior em Gaia ou na AMP.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha