O Presidente da República inaugurou, na passada sexta-feira, a Casa dos Livros, no Palacete Burmester. Este espaço abriu portas ao público esta segunda-feira (4) e será possível aceder ao acervo de Vasco Graça Moura, doado pela família à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e de outros autores.

Estante original do escritório. Foto: Mafalda Barbosa

Imaginar um espaço onde nomes como Vasco Graça Moura, Herberto Helder, Manuel António Pina, Óscar Lopes, António Cortesão Humberto Baquero Moreno estão todos presentes parece difícil de conceber. Mas há uma nova morada onde será possível apreciar a companhia destes ilustres da literatura portuguesa do séc. XX. A Casa dos Livros – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto foi inaugurada na sexta-feira (1) e em breve por lá andarão também os acervos de Eugénio de Andrade e Albano Martins.

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro a escrever no livro de dedicatórias. Foto: Margarida Guerreiro

Foi o acervo do escritor Vasco Graça Moura que fez nascer a iniciativa. O espaço foi inaugurado por Marcelo Rebelo de Sousa, amigo do autor, que descreveu a sua obra como “um testemunho de paixão”. “Tudo o que fez, fez por paixão”, disse o Presidente da República na ocasião.

Sobre o espólio ali reunido, Marcelo acrescentou: “A cultura é aquilo que fica, desde logo aquilo que fica materialmente. Os livros que alguém juntou, leu, usou, anotou, a correspondência, os inéditos, a prova física humana de que se andou por cá. E no caso do meu amigo Vasco Graça Moura é impossível que nos esqueçamos”

É também de Vasco Graça Moura a exposição que está por estes dias montada na casa. No piso térreo do edifício, é possível visitar o espaço que recria o escritório do autor, onde se acomodou a sua secretária e os seus objetos pessoais. São deles exemplo um pequeno livro que reúne todos os textos de Camões. Também uma estante original do seu escritório com as mais variadas obras – da “Teoria Geral da Versificação”, de Amorim de Carvalho, ao “Tratado das Alcunhas Alentejanas” – está no palacete.

Todo o acervo dos seus livros, manuscritos e revistas passa a morar na Casa dos Livros, após a entrega de espólio à Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) pelos seus filhos. A família do autor também esteve presente na cerimónia, onde foi feita uma homenagem a Graça Moura.

Julgo que o pai nos desculparia este pequeno episódio de desobediência filial, já que nos permitiu encontrar um destino mais digno para aquilo que foi o seu instrumento de trabalho, o seu passatempo e o seu refúgio”, afirmou Teresa Graça Moura.

É no Palácio Burmester, no Campo Alegre, onde as obras dos mais variados escritores estarão ao dispor de todos. Estão guardadas na cave do edifício, mas disponíveis para consulta. O novo espaço gerido pela FLUP foi pensado para a comunidade académica e científica, mas passou a estar aberto ao público desde segunda-feira (4). Todos os dias das 14h30 às 17h30.

Entrada para a Casa dos Livros. Foto: Margarida Guerreiro

A diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro, afirmou que o espaço pode ser usado “para visitas e trabalho de investigação ou mera consulta de lazer”. Está também a ser organizado um programa de atividades culturais para 2022, que conta já com um “ciclo de palestras sobre os autores cujo espólio está guardado”, organizado em colaboração com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML).

Para incentivar a “Universidade dentro da Cidade”, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), anunciou ainda que o seu “gabinete está disponível para articular com a FLUP o lançamento de um prémio anual que potencie e promova a publicação de obras que estudem os poetas da cidade do Porto”.

Obras de Vasco Graça Moura. Foto: Margarida Guerreiro

A CMP, que a 21 de março aprovou a cedência do espólio do poeta Eugénio de Andrade à Casa dos Livros, vai ainda contribuir com um financiamento de 60 mil euros durante três anos (20 mil euros anuais) para garantir a manutenção e disponibilidade dos acervos guardados na Casa dos Livros.

Artigo editado por Filipa Silva