Define-se como um apaixonado pelo automobilismo e foi no Kartódromo do Cabo do Mundo, em Leça da Palmeira, que deu os primeiros passos no desporto motorizado. Agora, aos 17 anos, Guilherme Oliveira prepara-se para fazer a primeira época oficial no European Le Mans Series, uma competição de automobilismo de resistência que dá acesso às míticas 24 horas de Le Mans.

Como é habitual, os praticantes que têm o objetivo de seguir a modalidade começam pelo karting. O piloto de Vila Nova de Gaia não foi exceção. “Começou como hobbie, o hobbie passou a rotina e da rotina passou a uma coisa mais profissional”, revelou ao JPN.

Guilherme Oliveira iniciou-se nos karts com oitos anos e abandonou-os aos 15, decorria o ano de 2020. Depois de ter conquistado 15 títulos oficiais no karting, em apenas cinco épocas, o piloto fez a sua primeira temporada oficial como piloto de carros em 2021.

Hoje, com 17 anos, conta que escolheu a modalidade porque “queria tentar entrar em alguma coisa que realmente gostasse” e foi o automobilismo que o motivou. Recorda que tinha “uma condição física muito má, com bastante peso a mais”. Graças ao automobilismo, Guilherme Oliveira adotou hábitos de vida mais saudáveis e começou a praticar exercício físico. “Mudou completamente o meu estilo de vida”, salientou.

Guilherme Oliveira nos tempos do Karting

Guilherme Oliveira nos tempos do Karting Foto: Filipe Cairrão Jerónimo/D.R.

Do Karting ao monolugar da Fórmula 4

Chegou a um certo ponto no karting onde se viu que o que realmente faria sentido seria dar o salto para os carros”, referiu. Acompanhado por uma equipa de management, Guilherme Oliveira decidiu que o futuro passaria pela Fórmula 4 de Espanha.

Em 2020, o gaiense deu nas vistas nos testes de preparação da Fórmula 4 – foi quarto classificado na sua estreia na categoria – e foram muitas as equipas interessadas na sua contratação. Guilherme Oliveira decidiu aceitar a proposta da equipa de Fernando Alonso, piloto espanhol que foi bicampeão da Fórmula 1 – venceu em 2005 e 2006.

“A cada ano, ele escolhe um piloto, seja qual for o país, para ir representar as cores dele. O Fernando Alonso escolheu-me”, disse, orgulhoso. O automobilista classificou esse ano como “bastante bom”, uma vez que era algo que sonhava desde pequeno. “Desde muito cedo, corri com o número 14, que é o número dele”, enfatizou.

O sucesso foi notório, uma vez que o piloto, então com 16 anos, foi um dos protagonistas da Fórmula 4, tendo alcançado um pódio numa corrida no seu ano de estreia neste campeonato. O resultado foi, contudo, insuficiente para manter o automobilista na competição.

 A arrancada para o profissionalismo

A inexistência de apoios levou-o a ter de deixar a Fórmula 4. “Os caminhos da Fórmula 4 à Fórmula 1 são completamente financiados pelo piloto e o piloto é que tem de reunir os patrocínios todos necessários para chegar à Fórmula 1”, salientou. Assim, e sendo impossível suportar “custos astronómicos”, o jovem decidiu “dar o salto da Fórmula 4 para a resistência”.

Guilherme Oliveira e a sua equipa apostam, então, no European Le Mans Series (ELMS), campeonato que dá acesso às 24 horas de Le Mans – a segunda competição mais importante a seguir à Fórmula 1. Para o piloto, foi “dar o salto para um mundo um pouco mais profissional, onde já estão pilotos com bastante experiência”.

Ao JPN, o jovem natural de Vila Nova de Gaia ressalvou que nesta prova na qual agora vai competir, ao serviço da Inter Europol, estão antigos pilotos da Fórmula 1. “Muitos pilotos da Fórmula 1, quando deixam de poder correr vêm para este campeonato que eu estou a fazer agora, por isso, é um campeonato bastante competitivo e igualmente importante”.

European Le Mans Series, o campeonato da resistência

 As provas de resistência são de longa duração, sendo assim necessário mais do que um piloto para conduzir o carro. Ao volante de um LMP3 – um dos protótipos de Le Mans, que dá nome à categoria em que o piloto vai correr – “que chega a uma velocidade máxima de 300 km/hora”, Guilherme Oliveira vai lutar pela vitória na competição juntamente com Nicolas Pino e Charles Crews.

Protótipo Lmp3 pelo qual corre Guilherme Oliveira Foto: D.R.

A partilha do carro com mais pilotos é um desafio. “Tudo o que eu fizer vai estar a mexer com a corrida dos meus colegas de equipa e tudo o que eles fizerem vai estar a mexer com a minha”, referiu.

Assim e para que o sucesso seja alcançado, Guilherme Oliveira afirma que “é preciso ter uma capacidade mental e estar a um nível físico bastante bom”. “Um mínimo erro pode prejudicar e acabar com as expectativas, não só as minhas, mas também dos outros pilotos”, referiu.

Calendário European Le Mans Series 2022

  • 11 e 12 abril – Official Test – Paul Ricard – França
  • 17 abril – 4 Horas de Paul Ricard – França
  • 15 maio – 4 Horas de Imola – Itália
  • 03 julho – 4 Horas de Monza – Itália
  • 28 agosto – 4 Horas de Barcelona – Espanha
  • 25 setembro – 4 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
  • 16 outubro – 4 Horas de Portimão – Portugal

Quanto ao bom nível físico, o estudante contou ao JPN que os seus treinos são mais no ginásio – quatro a cinco vezes por semana – do que na estrada: “Nós não conseguimos fazer treinos regulares como se aplica a outras modalidades, porque envolve mexer estruturas grandes”.

A escola e os planos para o futuro

 A frequentar o 11.º ano no curso de economia, Guilherme Oliveira sonha com um futuro remunerado enquanto piloto, no entanto, não descura a escola. Embora as corridas o levem a faltar muitas vezes às aulas, o piloto referiu ao JPN que tenta ter um estudo regular de maneira a maximizar os resultados.

“Eu faço um estudo em casa com uma professora que me acompanha desde muito cedo e é isso que me tem ajudado a conciliar”, acrescentou.

Como principal objetivo, Guilherme Oliveira destaca a ambição de correr nas 24 horas de Le Mans, “uma corrida bastante emblemática no mundo do desporto motorizado”, mas sempre ciente que “hoje em dia, ter um curso é algo fundamental e imprescindível para a vida”.

Guilherme Oliveira prepara agora a primeira corrida da época agendada para 17 de abril, em França. Antes disso, dão-se os primeiros testes oficiais da temporada entre 11 e 12 de abril no mesmo local. No total, são 42 os carros inscritos para a temporada do European Le Mans Series. Guilherme Oliveira será um dos representante portugueses no ELMS, que conta com dezassete carros na classe LMP2, doze da LMP3 e treze na categoria GTE – Henrique Chaves correrá nesta categoria.

Artigo editado por Filipa Silva