A cidade de Braga iniciou, na última sexta-feira (1), uma iniciativa que promove o uso da bicicleta como meio de deslocação. Bicification – O futuro em duas rodas”, anunciada pela Câmara Municipal de Braga, permite que os usuários acumular dinheiro com os seus percursos de bicicleta e que, posteriormente, utilizem o valor monetário acumulado em comércio local, oferecendo até 28€ por mês.

As candidaturas para este projeto piloto, que vai decorrer de 1 de junho e 30 de setembro, estão atualmente abertas. A iniciativa procura incentivar a transição para uma mobilidade sustentável, assentando numa lógica de gamificação e de atributos de incentivos financeiros aos 500 participantes que sejam selecionados. Esses participantes podem ganhar até 28€ mensais que poderá ser utilizado em comércio local.

Por cada viagem quilómetro percorrido, serão atribuídos 25 cêntimos em viagens casa-escola ou casa-trabalho, e sete cêntimos em viagens para viagens genéricas. Em contrapartida, os participantes não poderão ultrapassar o valor de um euro por dia ou os referidos 28 euros por mês.

O projeto tem como objetivo incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos que circulam de bicicleta na cidade de forma a ajudar na  decisão de implementação de medidas e infraestruturas relacionadas com este meio de transporte na cidade de Braga.

Neste sentido, o período de receção de candidaturas é de dois meses (abril e maio) e os indivíduos com mais de 15 anos, que residam ou trabalhem em Braga, e que possuam um smartphone e uma bicicleta, podem submeter uma candidatura

Como será feito o mapeamento das deslocações?

As deslocações feitas pelos 500 candidatos selecionados serão mapeadas através de um sistema de GPS e da app associada, sendo depois possível monitorizar as deslocações de bicicleta efetuadas, que posteriormente darão origem aos incentivos financeiros. Esta monitorização é feita numa plataforma de dados centralizada, desenvolvida pela empresa Pin Bike.

“Os utilizadores registados recebem incentivos monetários pelas autoridades locais, enquanto as cidades beneficiam de dados valiosos e fiáveis sobre as rotas [preferidas]”, as quais poderão informar sobre potenciais pontos estratégicos para investimento em infraestruturas, refere o site do projeto. Os ganhos monetários poderão ser utilizados no comércio local e, por isso, há “um benefício adicional para as comunidades locais”, acrescenta-se.

Na aplicação, os utilizadores conseguem visualizar também o número de sessões e quilómetros percorridos e  percentagem de CO2 evitado, além da sua velocidade média, os gastos em euros pelos quilómetros efetuados e o ranking onde se encontram, que permite atribuir prémios aos usuários: “para além dos euros, cada utilizador ganha pontos que o posicionam no ranking e que representam um prémio extra para os melhores classificados”, segundo o comunicado de imprensa do Município de Braga.

O projeto Bicification é financiado pela iniciativa EIT Urban Mobility, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). irá decorrer entre junho e setembro em três cidades europeias – além de Braga, estará a decorrer em Istambul, na Turquia, e em Tallinn, na Estónia. Nos próximos cinco anos, o EIT espera alcançar 100 mil utilizadores em 90 cidades.

A iniciativa surge numa altura em que a cidade de Braga pretende aumentar as ciclovias da cidade. Depois da aposta em três vias para bicicletas – Ecovia do Este, da Rua Nova de Santa Cruz e da Variante da Encosta -, o município quer aumentar esta capacidade em cerca de oito quilómetros, chegando aos 22 quilómetros totais, até 2024. A rede bracarense vai estender-se até à Avenida da Liberdade, do Dr. António Palha e à Variante do Fojo, referiu a autarquia na apresentação do projeto Bicification.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha