Com 22 anos de existência, a CRL – Central Elétrica apresentará este fim de semana, pela primeira vez, um ciclo de programação dedicado aos mais novos. O “Ciclo mais Jovens” contempla a apresentação de espetáculos, filmes, instalações artísticas e concertos.

Pedro Vilela, da curadoria da Central Elétrica, refere ao JPN que já fizeram no passado experiências esporádicas dedicadas aos mais jovens, mas nunca tinha havido a oportunidade de construir um ciclo dedicado a este público. O evento nasceu, também, da perceção de que o público da Central Elétrica é “cada vez mais plural” e de que muitos visitantes já costumavam visitar os eventos dinamizados pela central acompanhados pelos filhos.

No primeiro dia do evento, no sábado, 9 de abril, sobe ao palco “Álbum de Família”, de Costanza Givone. A peça de teatro debruça-se sobre o tema da multiplicidade de famílias. Ao longo da construção do espetáculo, as histórias da criadora misturam-se com as de crianças do público. Mais tarde, chega a música com “Há: som directa” de João Ricardo de Barros Oliveira, um espetáculo de desconstrução de “convenções e estruturas musicais”.

No segundo e último dia, sobe ao palco o espetáculo “A grande invasão”, da Companhia Caótica, que responde à pergunta “O que acontece quando humanos e sereias se encontram e vivem na mesma casa”. No final, acontece uma conversa sobre criação para os mais jovens.

“A grande invasão” é um dos espetáculos em exibição no segundo dia de evento. Foto: CRL - Central Elétrica

Além dos eventos diários, há duas apresentações que acontecem durante o fim de semana. A instalação “Ovo” de Susana Lage que se direciona a crianças entre os 3 meses e os 3 anos e propõe-se a estimular sensorialmente os mais novos através de sons, luzes, cor, texturas, e a exibição de curtas-metragens no Cinema Insuflável.

Todos os eventos que integram a programação do “Ciclo mais Jovens” são gratuitos, mas têm lotação limitada. O acesso à “Ovo”, à exibição das curtas-metragens e à conversa sobre criação para crianças não carecem de inscrição prévia. Para participar nos restantes eventos, é necessário preencher um formulário de inscrição.

A realização do “CURTO CIRCUITO_Ciclo Mais Jovens” contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através do programa Criatório, que se destina ao apoio da criação artística contemporânea na cidade do Porto. Pedro Vilela revelou a intenção de realizar no futuro mais eventos direcionados aos mais jovens, sendo esta uma “primeira etapa”.

A CRL – Central Elétrica é um centro de residências e criação artística instalado na antiga central termoelétrica do Freixo, em Campanhã, também conhecida como CACE Cultural do Porto.

Cartaz de divulgação do evento “CURTO CIRCUITO_Ciclo mais Jovens”

Artigo editado por Filipa Silva