A partir desta quinta-feira (7) até domingo (10), irá decorrer na Casa de Vilar do Porto o primeiro evento da “Geração Erasmus”. O evento, organizado pela Erasmus Student Network (ESN), junta mais de 800 participantes de toda a Europa numa conferência sobre o futuro da mobilidade, com foco no novo programa Erasmus+ 2021-2027, que pretende oferecer melhores condições e cooperação para os alunos em mobilidade.

A discussão tem a “Geração Erasmus” em destaque, para “aprender, dialogar e partilhar preocupação” e ir em busca de soluções sobre o futuro da mobilidade estudantil, na única conferencia anual organizada por estudantes para estudantes que trata sobre a educação internacional, lançada no emblemático Ano Europeu da Juventude.

Durantes os três dias de evento, os membros da ESN irão oferecer mais de 90 sessões nos mais diversos formatos, dadas por membros da ESN e por formadores e oradores externos, de universidades e associações parceiras.

A cerimónia de abertura do evento, apoiada pela Comissão Europeia (CE), será no auditório da Casa de Vilar do Porto esta quinta-feira (7) as 18h00, e contará com participação através de videochamada do vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas e da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. Inês Homem de Melo, psiquiatra e cantora (participante no Festival da Canção 2022), irá cantar na cerimónia.

Ao longo das sessões, marcarão ainda presença oradores convidados como Sofia Moreira de Sousa, representante da CE em Portugal; o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; ou a Diretora da Agência Nacional Erasmus+Educação+Formação, Ana Cristina Perdigão.

“Esta é a primeira vez que acontece um encontro ao nível europeu da Rede Erasmus [a ESN]. É uma ideia que a Rede Europeia decidiu estabelecer e provavelmente acontecerá todos os anos. Convidamos representantes da rede de todos os países e de debater o que é a ‘Geração Erasmus’, proporcionando um espaço de diálogo sobre vários assuntos, desde a mobilidade a questões de diversidade e inclusão“, contou a representante da CE em Portugal ao JPN.

“Os dois dias tem um programa bastante preenchido e muito interessante e importante. Vou partilhar também a minha experiência; faço parte da ‘Geração Erasmus’ e é uma das razões que me leva a acarinhar tanto este programa, porque sei o quão importante foi na minha vida e na vida de tantas pessoas que eu conheço. Sei a influência que teve e, portanto ,vamos ter uma conversa sobre como foi essa experiência há alguns anos”, explicou Sofia Moreira.

Na sexta-feira (8), a representante da CE será a moderadora de uma conversa com uma jovem ucraniana e um jovem sírio sobre a sua vinda para Portugal e os desafios de deixar a sua terra natal e começar a vida em um novo país. Nesta sessão, será também apresentado o “SPEAK For Ukraine”, iniciativa lançada para apoiar a inclusão e adaptação de refugiados através da língua (neste caso, o português), em parceria com a representação da CE em Portugal.

“A Rede Erasmus decidiu os temas que achavam que eram importantes e com os quais a União Europeia se identifica 100%. Os temas da diversidade e inclusão, da transformação digital, do meio ambiente e da necessidade da ação climática, mas também, da participação democrática e cívica, são os principais. Achamos que é essencial, principalmente com o que está a acontecer na Europa e no mundo inteiro. Com a guerra de volta ao continente europeu, temos realmente que pensar qual é o papel de cada um e como é que podemos dar o nosso contributo para solidificar as democracias e reforçar o ambiente de liberdade e de proteção da vida humana que defendemos no espaço da União Europeia”, afirmou.

Ainda na sexta-feira, a CE, em parceria com o serviço de recrutamento das instituições europeias, o EPSO, terá um stand na Career Fair, apresentando oportunidades de estágio e emprego em várias instituições da União Europeia. Já no sábado (9), decorre a Mobility Fair, que conta com a participação dos mais de 40 países onde a ESN está presente – e também universidades portuguesas.

O evento poderá ser acompanhado nas hashtags #EGM2022 e #ThisisESN ou pelas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Twitter e Facebook.