A Universidade do Porto (UP) anunciou a criação um Subsídio de Emergência destinado a estudantes internacionais da instituição – incluindo de mobilidade – que se encontrem em situação de carência socioeconómica, consequente da guerra na Ucrânia.

Através desta medida “extraordinária”, a UP pretende auxiliar os estudantes afetados diretamente pela guerra na Ucrânia a suportar os custos de frequência do Ensino Superior.

A candidatura deve ser feita através do preenchimento do formulário criado para o efeito, que tem de ser submetido até dia 15 de julho para [email protected], acompanhado da restante documentação solicitada pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP). A avaliação da candidatura será feita por ordem sequencial de receção.

Um apoio em linha com o repto dos reitores

Esta iniciativa vai de encontro ao repto lançado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), no sentido de “reunir todos esforços necessários à criação de condições de apoio aos estudantes, trabalhadores, docentes e investigadores ucranianos que se encontram em Portugal”.

No comunicado de imprensa, divulgado no passado dia 10 de março, o Conselho de Reitores encorajou os membros das comunidades académicas a “prestarem assistência através de todos os meios possíveis a todos os afetados por este conflito”.

O CRUP comprometeu-se ainda a providenciar “toda a assistência possível às universidades ucranianas e aos membros da comunidade académica russa que se opõem à agressão contra a Ucrânia”.

A comunidade académica da U.Porto rapidamente respondeu a este apelo e mobilizou-se para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia. Nesse sentido, os estudantes criaram uma onda de solidariedade, através de várias iniciativas direcionadas para dar resposta à crise humanitária, como a recolha de bens essenciais em várias faculdades da instituição.

Em 2020, a Universidade do Porto também criou um Subsídio de Emergência para estudantes da instituição diretamente afetados pela Covid-19, por situações de desemprego, doença ou outras “de fragilidade social”.

Mais recentemente, a Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) passou a promover cursos gratuitos de Português para Ucranianos refugiados em Portugal, em parceria com o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo da Diocese do Porto.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha