O Prémio Melhor Filme da 42.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto foi este ano para “Follow Her”, a primeira longa-metragem da realizadora norte-americana Sylvia Caminer. O filme conta a história de uma mulher que vive não só dependente dos vídeos que publica na Internet, mas também da quantidade de seguidores que detém. Um dia, a protagonista do filme é convidada a deslocar-se para um lugar remoto, onde vai ajudar a finalizar um argumento.

O filme faz “uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos. Um olhar perturbador e novo, mas cheio de originalidade, sobre um problema muito actual”, refere o festival.

Ainda na mesma categoria, do Cinema Fantástivo, a mais destacada do festival, o filme do britânico Charles Dorfman, “Barbarians”, foi o vencedor do Prémio Especial do Júri. O filme “The Exorcism of God”, do realizador Alejandro Hidalgo, conquistou o Prémio Melhor Realização.

Lázlo Attila Horváth, no filme “Soulparl”, e Dani Barker, em ‘Follow Her’, foram eleitos o melhor ator e melhor atriz, respetivamente, dentro da categoria Melhor Filme Fantasporto 2022. Os alemães Patrick Brunker, Dirk Kurbjuweit, Rick Ostermann, com o filme “The House”, venceram Melhor Argumento.

Na categoria Cinema Português, o premio para o Melhor Filme Português foi para “Misericórdia”, do realizador Gonçalo Loureiro. Ainda, “Dilúvio” de Eduardo Cruz e “Fruta Tocada por Falta de Jardineiro” de Pedro Senna Nunes, receberam importante destaque na categoria do Prémio Cinema Português.

“Jacinto”, do realizador espanhol Javi Camino venceu o Prémio Melhor Filme Semana dos Realizadores 2022: Semana dos Realizadores – Prémio Manoel de Oliveira. O filme desenrola-se numa aldeia galega, muito pacata, que é abalada pela chegada de duas raparigas, ambas pertencentes a uma banda de ‘heavy metal’. Para Jacinto, um jovem com uma deficiência mental que acredita no padre da terra, elas são o diabo em pessoa.

Na categoria Orient Express, o vencedor de Melhor Filme foi “Escape from Mogadishu”, do realizador Seung-wan Ryoo (Coreia do Sul).

“Follow Her”, de Sylvia Caminer, também arrecadou o Prémio do Público, enquanto “The House”, de Rick Ostermann (Alemanha), venceu o Prémio da Crítica.

A noite de encerramento do Fantasporto 2022 foi de homenagem ao povo ucraniano. A cerimónia contou com intervenções da Embaixadora da Ucrânia em Portugal, a Dra Inna Ohnivets, bem como Alina Ponomarenko, Consul no Porto, “as quais vincam nos seus depoimentos o importante papel que a cultura tem na forma de olhar o Mundo e, em particular, na luta pelas liberdades individuais e colectivas.”

Na noite de encerramento foi ainda exibida, no Grande Auditório, em antestreia mundial, a longa-metragem ucraniana “Everything, Nothing and Something Else”, de Marina Kondratieva, uma comédia dramática que ilustra a vida de um taxista de Kiev e das pessoas que com ele se cruzam durante uma noite, e que foi filmado nas ruas da capital ucraniana, relembrando a arquitetura e a vida quotidiana própria da cidade.

O evento encerrou às 21h15, com a exibição de “Follow Her”, uma antestreia mundial, antecedida de curta-metragem “Fledge”, de Hanni Dombe e Tom Kouris, eleita a Melhor Curta-Metragem na categoria Cinema Fantástico.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha