Foram esta terça-feira confirmadas em definitivo as quatro candidaturas a reitor da Universidade do Porto. Segue-se o processo de Audição Pública dos candidatos, cuja ordem de apresentação foi também hoje definida, a 29 de abril.

A Federação Académica do Porto refere que "os estudantes não foram ouvidos, nem tiveram oportunidade de expor a sua opinião".

O próximo reitor cumprirá um mandato entre 2022-2026. Foto: Diogo Ribeiro

São quatro os candidatos a reitor da Universidade do Porto (UP), confirmou esta terça-feira (dia 12) de forma definitiva a Comissão Eleitoral que superintende o processo, após concluído o período de recurso. Em reunião do órgão, foi ainda definida a ordem de apresentação dos candidatos na Audição Pública de 29 de abril.

Todas as candidaturas apresentadas inicialmente foram admitidas. Para além do atual reitor António de Sousa Pereira, candidatam-se também ao cargo, como foi previamente noticiado pelo JPN, Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina (FMUP), João Falcão e Cunha, diretor da Faculdade de Engenharia (FEUP) e Anand Agrawal, reitor da BlueCrest University College, do Gana. Junto com as candidaturas, foram também publicadas no site da UP as cartas de apresentação, os currículos e os programas de ação de cada candidato.

A propósito da Audição Pública, a que qualquer pessoa pode assistir, os candidatos a reitor vão ser ouvidos pelos membros do Conselho Geral por uma hora e meia. Durante a primeira meia hora, estes devem apresentar o seu CV e o programa de ação para os próximos quatro anos. Segue-se uma hora dedicada a perguntas do Conselho Geral.

O primeiro nome a apresentar-se é o de João Falcão e Cunha, às 09h00. Pelas 11h00, é a vez do único candidato estrangeiro, Anand Agrawal, apresentar a sua candidatura perante o órgão da UP. Da parte da tarde, estão previstas as audições do atual reitor às 14h00 e do diretor da FMUP às 16h00.

O processo decorre no Salão Nobre da Reitoria de forma individual, sem a presença dos restantes candidatos. Antecede a eleição para reitor para o mandato 2022-2026, que está marcada para 6 de maio pelas 9h30, em reunião fechada.

A reeleição de António de Sousa Pereira, eleito para o cargo em 2018, será decidida pelo Conselho Geral, composto por 23 membros, entre os quais 12 professores e investigadores, quatro estudantes, um funcionário não-docente e não-investigador e seis personalidades externas. O cargo de reitor constitui “o órgão superior de governo e de representação externa da Universidade do Porto e preside ao Conselho de Gestão e ao Senado”.

Para que um dos candidatos seja eleito, é necessário o voto favorável de mais de metade dos membros do Conselho. Caso tal não se verifique, realiza-se uma segunda volta entre os dois candidatos com mais votos, sob as mesmas regras. Se mesmo depois dessa votação, o resultado ainda não for claro, ocorre uma terceira volta, bastando aí que um dos candidatos tenha mais votos que o outro.

Artigo editado por Filipa Silva