Tem início, na madrugada desta quarta-feira, o torneio 'play-in' de acesso aos 'play-offs' da NBA. Os Nets, de Kevin Durant, enfrentam os surpreendentes Cavaliers. Os Clippers recebem os Timberwolves. Saiba o que esperar dos encontros, como funciona o modelo competitivo, como foi a temporada regular e o horário dos jogos já calendarizados.

A temporada regular da NBA terminou, o que significa que vai começar a luta pelo título de campeão. Jogam-se, esta terça-feira (madrugada de quarta-feira, no horário de Portugal Continental), os primeiros dois de quatro jogos do torneio play-in, que dará a quatro equipas a passagem aos play-offs e a chance de disputarem o título da maior liga de basquetebol do mundo.

Quem luta no play-in?

Cleveland Cavaliers x Brooklyn Nets (1-3)

O play-in arranca esta terça-feira com dois emocionantes confrontos. Na conferência Este, os Brooklyn Nets, sétimos classificados e comandados por Kevin Durant, discutem a sua continuidade na luta pelo título com os oitavos, Cavaliers – duas equipas com grande poder ofensivo e muitas debilidades defensivas. Este encontro era algo que não estava nos planos das duas equipas: os Nets, recheados de superestrelas como Durant, Kyrie Irving e (na primeira parte da temporada) James Harden, eram considerados favoritos ao título. Entre lesões de Durant, a impossibilidade de Kyrie disputar jogos em casa, devido ao seu estatuto de vacinação, bem como uma troca de James Harden por Ben Simmons que ainda não teve retorno (visto que Ben Simmons ainda se encontra lesionado), os Nets foram perdendo espaço na tabela da conferência Este. Já os Cavs tiveram uma prestação notável esta temporada, e conservaram a sua posição que garante o play-off durante grande parte da mesma. Liderados por dois big-men, Jarrett Allen e o rookie Evan Mobley, e pelo base e revelação Darius Garland, que muito provavelmente será o jogador mais valorizado da temporada, acabaram por perder lugar no Este mais competitivo de há muito tempo. Os Nets venceram três dos quatro jogos com os Cavaliers.

Los Angeles Clippers x Minnesota Timberwolves (3-1)

No Oeste, jogam Clippers e Timberwolves. Anthony Edwards foi a salvação destes Timberwolves, que acabaram a temporada passada com o sexto pior recorde da liga. O rookie foi a adição perfeita a Karl Anthony-Towns, que tem mostrado ser um dos melhores jogadores na NBA no momento. Minnesota tem uma equipa com produção ofensiva que se apresentou em grande forma nesta segunda metade da temporada regular, mas que enfrentará a oitava melhor defesa da liga, a dos Los Angeles Clippers, que os venceram em três dos quatro encontros e que, de alguma forma, conseguiram chegar até aqui sem Kawhi Leonard (lesionado durante a temporada inteira) e Paul George, de volta para jogar o play-in desta terça feira.

Charlotte Hornets x Atlanta Hawks (2-2)

De quarta para quinta-feira, temos, os Hawks, que chegaram às finais de conferência Este no ano passado, e que deixaram a desejar esta temporada, mas ainda estão na luta pelos play-offs com os Hornets, que detêm o mesmo recorde (43-39) que a equipa de Atlanta. Ambas as equipas venceram dois dos quatro encontros entre si, e a batalha entre os dois promissores bases Trae Young e Lamelo Ball é um dos momentos mais ansiados deste play-in.

San Antonio Spurs x New Orleans Pelicans (3-1)

Sem Zion Williamson, os Pelicans tiveram grandes dificuldades durante toda a temporada, dificuldades que se notaram, também, frente aos San Antonio Spurs, que os derrotaram em três das quatro vezes em que se defrontaram. No entanto, uma troca a meio do ano, que trouxe a Nova Orleães o experiente base CJ McCollum, veio mudar a equipa para melhor. O extremo Brandon Ingram deverá aproveitar para brilhar e não deverá encontrar grandes obstáculos, uma vez que o forte dos Spurs não está, de todo, nos extremos. Já os Spurs têm do seu lado o jovem promissor Dejounte Murray para ‘guardar’ McCollum e Greg Popovich no banco, com mais que experiência na fase final da liga.

Quem já está no play-off?

Toronto Raptors x Philadelphia 76ers (3-1)

Siakam e Embiid irão conduzir as suas equipas numa das séries mais esperadas desta ronda de play-offs, entre duas formações com contas a ajustar. Os Sixers perderam três dos quatro confrontos com os Raptors, que têm estado em grande forma nesta fase final da temporada, mas muito mudou desde esses jogos, essencialmente com a chegada de James Harden a Philadelphia.

Chicago Bulls vs Milwaukee Bucks (0-4)

Os Bulls começaram a temporada em grande, mas desde a pausa do fim de semana All-Star têm estado em queda. Assombrado por lesões no 5 inicial, DeRozan foi aguentando os ‘touros’ até ao sexto lugar do Este, o que não são necessariamente boas notícias, visto que enfrentarão uma das equipas mais fortes, os Bucks do ‘Greek Freak’ Giannis Antetokounmpo, que ‘varreram’ a formação de Chicago nos quatro confrontos desta temporada (duas vezes por menos de 10 pontos, outras duas ‘blowouts’).

Utah Jazz vs Dallas Mavericks (2-2)

O confronto entre Dallas e Utah é um dos mais imprevisíveis. Ambos ganharam dois dos quatro jogos em que se enfrentaram na presente temporada. Os Utah Jazz têm sido uma das equipas mais sólidas esta temporada, com um experiente base em Mike Conley, um dominante poste e ‘rebounder’ em Rudy Gobert e um Donovan Mitchell a provocar estragos noite após noite. Do lado dos Mavericks, esta temporada trouxe muitas mudanças ao plantel, que gira sempre em torno de Luka Doncic – resta saber se o mesmo estará apto para defrontar os Jazz, uma vez que saiu lesionado no último jogo e ainda não tem data de retorno.

Denver Nuggets vs Golden StateWarriors (3-1)

A verdade é que os Nuggets venceram três dos quatro confrontos com os Warriors, mas nenhum por mais de sete pontos. A arma destes Warriors é a fraqueza dos Nuggets – profundidade. Denver apostará tudo no seu MVP, Nikola Jokic, na esperança de bater uma equipa recheada de ex-campeões da NBA unidos a jovens promessas.

Na conferência do Oeste, os dois primeiros classificados da temporada regular – Phoenix Suns e os Memphis Grizzlies aguardam para saber quem serão os seus adversários. No Este, o mesmo acontece com Miami Heat e Boston Celtics.

Estrutura dos play-offs

Nos play-offs, o formato de sempre mantém-se – o melhor de sete jogos passa à ronda seguinte, o que significa que uma ronda pode ter entre quatro a sete jogos.

Cenário dos play-in e play-offs

O emparelhamento das equipas no play-off também é o tradicional: a equipa com melhor percentagem de vitórias na conferência, ou seja, a que detém o primeiro lugar da mesma, joga com o detentor do último lugar da conferência, que é a equipa com pior percentagem de vitórias na temporada regular. O segundo lugar enfrenta o penúltimo lugar, e por aí fora.

A equipa mais acima na classificação mantém a vantagem de jogar em casa. A equipa que ficar em primeiro lugar na conferência tem a maior vantagem – joga os primeiros dois jogos em casa, os dois seguintes fora e posteriormente, se necessário, um jogo em casa, outro fora e o sétimo, de novo, em casa. Nas finais, tem igualmente vantagem-casa a equipa com o melhor recorde da temporada regular, ou seja, a equipa com melhor percentagem de vitórias.

Se as primeiras seis equipas de cada conferência estão automaticamente apuradas para os play-offs, o sétimo, oitavo, nono e décimo classificados de cada conferência têm, ainda, oportunidade de chegar aos play-offs, pois ainda jogam o play-in, um formato que regressou à fase das decisões da liga, no ano passado.

Como funciona o play-in?

Em cada conferência, há seis equipas que têm lugar garantido no play-off. Há ainda duas vagas livres cujos ocupantes vão ser decididos através de um play-in: enfrentam-se o sétimo e o oitavo lugar da conferência, bem como o nono e o décimo. Quem sair vencedor do confronto entre o sétimo e o oitavo lugar fica com o sétimo lugar e passa para os play-offs, onde enfrenta o segundo classificado da conferência. Já o perdedor desse confronto enfrenta, numa segunda ronda de play-in, o vencedor do confronto entre o nono e o décimo. É a luta pelo oitavo (e último) lugar nos play-offs, onde a equipa “sobrevivente” enfrentará o vencedor da respetiva conferência.

Resumindo, o sétimo e o oitavo de cada conferência têm duas chances de vencer um play-in para chegar aos play-offs, enquanto o oitavo e o nono têm de vencer dois jogos seguidos para entrar.

Ao contrário dos play-offs, os confrontos do play-in traduzem-se em apenas um jogo.

Play-in aumenta competitividade?

O play-in da NBA trouxe ainda mais entusiasmo à maior liga de basquetebol do mundo. O formato foi, tal como no ano passado, aprovado pelos donos da liga para a presente temporada, uma vez que a liga continua a ficar cada vez mais competitiva – na temporada passada, um recorde de vinte e quatro equipas estavam ainda na corrida pelos play-offs a apenas um mês do fim da temporada regular. Este ano, 25 encontravam-se na corrida, na mesma altura da época.

Um histórico aumento de 12% (em fevereiro, março e abril, comparativamente a janeiro) de audiências nos jogos transmitidos na televisão nacional mostra o aumento de interesse na NBA na fase final da temporada regular, sinais de uma liga mais disputada quando a funcionar com o formato de play-in. O vice-presidente de estratégia da NBA, Evan Wasch, afirmou que “o nível de ‘burburinho’ e competição e a condensação das classificações nas duas conferências criou muito conteúdo atraente”. O formato também é, no entanto, alvo de críticas, relativamente ao facto de um décimo classificado ter oportunidade de ‘roubar’ o lugar nos play-offs a uma equipa que ficou em sétimo.

Resumo da temporada regular

 

Fim da temporada regular marca fim da primeira época de Neemias na NBA

Com uma média de 3.0 pontos, 2.1 ressaltos e 0.4 assistências por jogo, Neemias Queta, o único português que alguma vez chegou à NBA, não estará presente nos play-offs deste ano, uma vez que a equipa que representa, os Sacramento Kings, ficaram em 12º lugar.

Na NBA, o poste de 22 anos realizou apenas 15 jogos com poucos minutos, numa temporada em que se encontrou ‘tapado’ por uma abundância de jogadores que podem cumprir a sua posição – Alex Len, Richaun Holmes, Damian Jones, Chimezie Metu e, agora, o craque Domantas Sabonis, a mais recente aquisição dos Kings.

Neemias jogou a maior parte dos jogos pelos Stockton Kings, equipa pertencente aos Sacramento Kings na G-League, liga secundária de desenvolvimento da NBA. Na liga secundária, Queta tem atualmente uma média de 16.4 pontos, 7.9 ressaltos e 1.9 assistências e 1.9 blocos, números indicadores do seu potencial. O português é o quarto melhor marcador da equipa e líder em ressaltos ofensivos e em blocos.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Sacramento Kings (@sacramentokings)

Transmissões dos próximos jogos (hora portuguesa)

Play-in

13/04
00h00 – Brooklyn Nets x Cleveland Cavaliers
02h30 – Minnesota Timberwolves x Los Angeles Clippers

14/04
00h00 – Atlanta Hawks x Charlotte Hornets
02h30 – New Orleans Pelicans x San Antonio Spurs

Dia 15, pelas 05h00,  os vencedores do jogo entre o nono e o décimo classificado encontram-se com os perdedores do jogo entre o sétimo e oitavo classificado de cada conferência, para jogar os últimos dois jogos do play-in.

Play-offs

16/04
18h00 – Utah Jazz x Dallas Mavericks
20h30 – Minnesota Timberwolves (7)/Los Angeles Clippers (8) x Memphis Grizzlies
23h00 – Toronto Raptors x Philadelphia 76ers

17/04
01h30 – Denver Nuggets x Golden State Warriors
05h00 – vencedor da segunda ronda do play-in x Miami Heat
05h00 – Brooklyn Nets (7)/Cleveland Cavaliers (8) x Boston Celtics
05h00 – Chicago Bulls x Milwaukee Bucks
05h00 – vencedor da segunda ronda do play-in x Phoenix Suns

Os jogos podem ser acompanhados em direto através da Sport TV ou da compra do NBA League Pass. Podem ainda ser comprados individualmente, no site oficial da NBA, pelo valor de 3,99 euros o jogo.

Artigo editado por Filipa Silva