Sem confirmar a informação, a Universidade do Porto garante que a decisão final do processo disciplinar movido contra o professor Pedro Cosme Vieira vai ser conhecida nos próximos dias. O docente ainda poderá recorrer ao Tribunal do Trabalho.

O despacho final que confirma o despedimento disciplinar do professor da Faculdade de Economia do Porto, Pedro Cosme Vieira, acusado por um grupo de 129 alunos de atitudes que “incitam ao ódio e constituem crimes de assédio e discriminação” no decurso das atividades letivas, já terá sido assinado pelo reitor da Universidade do Porto (UP), António de Sousa Pereira, aguardando agora publicação em Diário da República, sabe o JPN [o despacho acabou por ser publicado no DR de 21 de abril]. A instituição não confirma o sentido da decisão, mas adianta que esta será oficializada nos próximos dias.

A confirmar-se, a decisão vai, uma vez mais, ao encontro da sanção proposta pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), a qual foi também votada favoravelmente por larga maioria do Senado, em janeiro deste ano. No final de fevereiro, a Universidade do Porto (UP) propôs o despedimento do docente. Terminada a fase de audiência prévia, e apesar de o professor se ter pronunciado, segundo apurou o JPN, a instituição de ensino terá decidido manter o sentido da decisão, optando pelo despedimento

O caso do docente Pedro Cosme Vieira surgiu em janeiro de 2021, na sequência de um documento assinado por 129 alunos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), da Licenciatura de Ciências da Comunicação  [da qual o JPN faz parte]. O professor universitário era acusado de tecer “comentários sexistas, machistas, xenófobos” durante as aulas. As denúncias aludem aos períodos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, quando lecionava “Introdução à Economia” na FLUP.

No documento, a que o JPN teve acesso, os alunos acusam o professor de desprestigiar “o bom nome” da Universidade do Porto, da Faculdade de Letras e de Economia. “Os homens casam-se porque não querem comer sandes”, “Sabem o que é uma caçadeira? Aquela arma que os homens usam para matar as mulheres” e “As mulheres brasileiras são uma mercadoria” são alguns exemplos de comentários ouvidos nas aulas.

Na sequência da denúncia, a FEP decidiu suspender o docente pelo prazo máximo de 90 dias. A Faculdade de Economia abriu um processo disciplinar a Pedro Vieira, sendo que o professor já tinha sido alvo de um processo disciplinar da instituição de ensino, em 2016, por motivos similares.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo atualizado a 21 de abril de 2022 com a confirmação da publicação do despacho reitoral em Diário da República, na edição do dia 21 de abril.