Gondomar vai receber, pela primeira vez, o evento que reúne todos os anos milhares de estudantes pré-universitários. A organização providenciará transporte para o local a partir de quatro pontos da cidade do Porto.

A 17ª edição da Mostra da UP decorre de 3 a 7 de abril, no Largo Amor de Perdição.

Durante a Mostra, os estudantes são convidados a “experimentar” a oferta formativa da UP. Foto: Vânia Pimenta

Depois de a pandemia de Covid-19 ter levado ao cancelamento da edição de 2020 e de ter levado a edição de 2021 para o online, a Mostra da Universidade do Porto regressa, este ano, ao formato presencial. O evento vai decorrer entre os dias 21 e 24 de abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O Multiusos já era o local previsto para a edição cancelada há dois anos. A razão para a mudança do centro do Porto para um concelho vizinho deve-se, segundo Raúl Santos, responsável pela Comunicação da UP, à falta de espaços adequados à realização da Mostra no centro do Porto.

O Super Bock Arena/Pavilhão Rosa Mota, onde se realizaram algumas das últimas edições, tornou-se inviável após ter sido transformado em sala de espetáculos, apertando a sua agenda. Por outro lado, a solução encontrada em 2019 – a Mostra foi realizada numa tenda no centro da cidade -, também ofereceu dificuldades aos visitantes, nomeadamente ao nível do trânsito. A escolha de Gondomar não só se deveu às condições de espaço do Pavilhão Multiusos, como responde também ao desejo da Universidade de se alargar para lá das fronteiras da cidade do Porto.

Nestes quatro dias, as 14 faculdades da Universidade do Porto – a par dos serviços centrais da instituição – vão apresentar aos visitantes, de todas as idades, a sua oferta formativa e convidar os estudantes a participar em atividades interativas

A Mostra pretende ser um espaço onde os futuros universitários podem encontrar a sua vocação, além de informações úteis sobre os 52 cursos da UP. Além disso, o programa deste ano contempla para o fim de semana, dias 23 e 24, duas sessões de esclarecimento nas salas polivalentes do pavilhão sobre procedimento de acesso ao Ensino Superior e sobre os Serviços de Ação Social da universidade, em aspetos como bolsas, alojamento ou alimentação. “A Mostra é um espaço em que a população pode falar com a comunidade académica”, resume Raúl Santos.

No Multiusos, haverá também um palco central que terá uma programação própria, incluindo “atuações de tunas e a simulação de um julgamento” por estudantes da Faculdade de Direito, explicou ainda Raúl Santos.

De forma a facilitar o acesso à Mostra, a UP vai disponibilizar quatro linhas de vaivéns com destino ao Pavilhão de Gondomar, com partida de quatro locais: junto ao Planetário (Campo Alegre), à Estação de Campanhã, à Faculdade de Engenharia e à estação de Metro do Estádio do Dragão. Para aqueles que mesmo assim não têm forma de ir a Gondomar, o site da Mostra apresentará informações atualizadas sobre o evento e transmissões em direto dos acontecimentos no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Até agora, já se inscreveram para o evento 60 escolas e cerca de cinco mil estudantes, número que deverá ainda crescer até à data em que começará a Mostra.

Artigo editado por Filipa Silva