Decorre no dia 30 de abril, no Hard Club (Porto), a final nacional do Red Bull BC One, competição individual de breakdance. O b-boy e a b-girl mais talentosos irão representar Portugal na Final Mundial em novembro, na cidade de Nova Iorque (EUA).

O Hard Club, no Porto, vai dar palco aos melhores b-boys e b-girls portugueses no próximo dia 30 de abril. É lá que vai decorrer a final nacional do Red Bull BC One, evento que vai apurar os representantes portugueses para a final mundial da competição, que terá lugar no dia 12 de novembro, em Nova Iorque.

O anfitrião do evento será Max Oliveira, diretor do MXM ArtCenter e fundador dos Momentum Crew, o primeiro grupo profissional de dança urbana em Portugal. Ao JPN, Max confessou que se pode esperar “um grande espetáculo de competição” e batalhas fortes e espetaculares, onde o público e todos os intervenientes vão de certeza disfrutar de uma celebração com muita qualidade artística e desportiva”.

A música vai estar nas mãos de DJ Godzi e o júri que irá determinar os vencedores será composto por personalidades do breaking, portuguesas e internacionais.

A 29 de abril, dia anterior ao evento, irá decorrer uma primeira fase de qualificação na qual serão selecionados os dezasseis melhores b-boys e as quatro melhores b-girls, que avançam para a final nacional no dia seguinte.

“É importante que todo o país se torne numa potência do breaking”

Depois do Silo Auto acolher o evento em 2021, a cidade do Porto volta, assim, a ser escolhida para receber a final nacional da mais recente modalidade olímpica que estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

No entanto, segundo Max, é intenção da Red Bull bater asas para o ano que vem. “É certo que o Norte é a ‘Meca’ do breaking em Portugal, e tem sido nas últimas décadas. Felizmente para a modalidade, ela cada vez é maior em todo o território nacional e ilhas. Esta demarcação do Norte como uma das zonas principais do breaking nacional é algo que queremos combater e, com certeza, para o ano a BC One irá mudar de cidade, esperemos, porque é importante que todo Portugal se torne numa potência do breaking. Para mim, não se trata de regionalismos, mas sim de ter um país forte em breaking”.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Red Bull Portugal (@redbullpor)

Os atuais campeões nacionais da Red Bull BC One são o b-boy XXL e a b-girl Vanessa, que representaram Portugal na última edição da final mundial em Gdansk (Polónia), onde os títulos mundiais foram atribuídos à b-girl Logistx (EUA) e ao b-boy Amir (Cazaquistão).

Nesta 19.ª edição do Red Bull BC One, a final mundial do campeonato de break volta ao berço da modalidade, Nova Iorque, algo que não acontecia desde 2009.

A participação na prova é aberta a todos os interessados e ainda está aberta no site do evento

Artigo editado por Filipa Silva