A Universidade do Porto (UP) vai atribuir o título de Doutora Honoris Causa à escritora canadiana Margaret Atwood. A distinção surge depois de uma proposta da Faculdade de Letras (FLUP) e será atribuída presencialmente na sexta-feira, 22 de abril, a partir das 11 horas.

A cerimónia, a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da UP, contará com a presença de Alberto Manguel. O escritor argentino-canadiano, radicado em Portugal, será responsável por proferir, no início e logo depois da entrada do Cortejo Académico, o Elogio à nova Doutora Honoris Causa pela instituição, que é a 100.ª figura a receber esta distinção.

De seguida, Fátima Vieira, Madrinha da doutoranda, apresentará ao reitor da UP o pedido de atribuição do título, com António de Sousa Pereira a anunciar a imposição.

Fernanda Ribeiro, diretora da FLUP, junta-se ao reitor e à Madrinha da doutoranda para assinar, com Margaret Atwood, o Livro de Registo, momento seguido pela entrega das insígnias doutorais ao reitor pela estudante de doutoramento Joana Caetano. Depois das formalidades, a escritora fará vénia aos Doutores da Universidade e pronunciará o seu discurso de agradecimento.

Ao atribuir a Margaret Atwood o título de Doutora Honoris Causa, a UP “celebra a extraordinária qualidade da sua obra literária, a importância da sua reflexão intelectual e a pertinência do seu combate público por uma sociedade mais justa, digna e sustentável“, refere a proposta da FLUP citada em comunicado.

A Faculdade de Letras ressalta, ainda, a “forte consciência social e ambiental” da autora, que trata nas suas obras temas como “as alterações climáticas, os direitos das mulheres, as questões de género ou as desigualdades sociais”, que “traduzem a faceta ativista” da escritora.

Uma carreira com muito para além de “A História de Uma Serva”

Aos 82 anos, Margaret Atwood é uma das figuras de maior relevo da literatura internacional. A escritora ganhou reconhecimento com o romance “A História de Uma Serva” (“The Handmaid’s Tale”, no original), editado em 1985, e que já deu origem a uma série televisiva de sucesso com o mesmo nome. Na sequência deste fenómeno recente, a autora lançou, em 2019, uma continuação inédita à história original, com “Os Testamentos” (ambos os livros estão editados em Portugal pela Bertrand Editora).

No entanto, além deste universo literário, é responsável por mais de 50 obras, em diversos géneros – romance, poesia, ensaio e crítica, guionismo, teatro, contos, literatura infantil e romance gráfico. A extensa obra valeu-lhe dezenas de prémios literários a nível mundial, entre os quais dois Booker Prize, em 2000 e em 2019.

Margaret Atwood é graduada em Artes e Inglês pelo Victoria College da Universidade de Toronto (além de estudar filosofia e Francês), tendo concluído o mestrado em Literatura Inglesa no Radcliffe College da Universidade de Harvard, em 1962. Além da distinção que receberá agora pela Universidade do Porto, tem já 26 diplomas honorários de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, como Cambridge ou Oxford.