O artigo "Porque escasseiam as vacinas?", da autoria de Miguel Marques Ribeiro, está entre os seis finalistas da categoria Estudante dos prémios atribuídos, anualmente, pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. Conheça a lista completa.

O processo de produção e distribuição de vacinas é complexo. Foto: Miguel Marques Ribeiro

O artigo “Porque escasseiam as vacinas?”, da autoria de Miguel Marques Ribeiro, publicado em fevereiro de 2021 no site do JPN, foi selecionado como finalista do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, anunciou esta quarta-feira a organização, a cargo da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O processo “moroso e complexo” de produção e distribuição de vacinas contra a Covid-19, com que a Europa e o Mundo se confrontaram no arranque de 2021, está na base do trabalho.

Além deste, há mais cinco trabalhos nomeados na categoria Estudante (lista completa abaixo) dedicados a tópicos como a deficiência e o mercado de trabalho, a chegada de refugiados à Europa, a eficiência energética, a desinformação ou a história de um bar lisboeta que adotou a Europa no nome.

No total, há 18 trabalhos jornalísticos nomeados nas três categorias a concurso. Os vencedores vão ser anunciados no dia 9 de maio, Dia da Europa, numa cerimónia a realizar na cidade de Évora.

Naquela que é a 5.ª edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, a organização recebeu 63 candidaturas. Os prémios visam distinguir trabalhos jornalísticos “que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.”

Foram instituídos em 2016 como forma de homenagem ao trabalho do jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), cuja carreira foi dedicada aos assuntos europeus.

Lista completa de nomeados:

Categoria Estudante
Deficiência no curriculum vitae: as desigualdades no acesso ao emprego
Ana Correia e Daniel Silva / #dacomunicação (ESEViseu)

Europa: o porto seguro?
Beatriz Leite, Isabel de Moura e Renata Rodrigues / U.Minho

O combate europeu ao frio que nos desune
Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier / U. Lusófona de Lisboa

Porque escasseiam as vacinas?
Miguel Marques Ribeiro / JPN

Um Bar chamado Europa
Diana Gomes e Adriana Alves / REC

Viralizar a verdade: o desafio do século XXI