Porto e Matosinhos recebem, entre os dias 23 e 25 de abril, a Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda de cinco etapas da Liga MEO Surf. A competição decide os títulos de campeões nacionais femininos e masculinos de 2022.

O surfista Vasco Ribeiro estará, mais uma vez, presente na etapa que já venceu por cinco vezes, duas delas nos últimos dois anos. Foto: ANS/Facebook

Pelo 17.º ano consecutivo, a Liga MEO Surf passa pelas cidades do Porto e Matosinhos onde decorre, este fim de semana, a etapa Joaquim Chaves Saúde Porto Pro. Este ano, a prova portuense decorre entre a Praia Internacional do Porto e a Praia de Leça da Palmeira.

A Liga MEO Surf reúne os melhores surfistas nacionais e decide os títulos de campeão nacional feminino e masculino de surf para o ano de 2022, através de cinco etapas que passam pela Figueira da Foz, Porto e Matosinhos, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche.

Vasco Ribeiro (que já venceu a etapa por cinco vezes) e Kika Veselko, campeões em título, passam pelo Norte com a licra amarela GoChill, depois de vencerem a primeira etapa, Allianz Figueira Pro, que decorreu entre 1 e 3 de abril na Figueira da Foz.

O quadro masculino conta com um total de 72 surfistas, desde a elite nacional composta por nomes como Vasco Ribeiro, Guilherme Ribeiro, Francisco Almeida e João Moreira, às promessas locais do surf como Salvador Tavares, João Crespo, Luís Pita ou Sacha Garcia.

No quadro feminino, destaca-se a presença das melhores surfistas do país – a recentemente campeã europeia Teresa Bonvalot, bem como Kika Veselko e Mafalda Lopes, que atrás de Bonvalot cimentam o pódio do ranking europeu do circuito mundial de qualificação.

No fim de semana de prova, o grupo Joaquim Chaves Saúde irá disponibilizar um ‘Beach Point’ para quem quiser assistir à etapa, que irá contar com um ecrã gigante onde são transmitidas as provas em direto e uma varanda para melhor visibilidade da prova. O espaço terá ainda uma zona de descanso com sombras e pontos de duche destinados aos atletas.

O grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, já o melhor score feminino será atribuído pelas conservas Bom Petisco.

Na edição de 2020 e 2021, Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot saíram triunfantes da etapa realizada no Porto e Matosinhos.

Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto, destaca a importância da etapa na competição. “Sabemos que ao longo dos anos esta etapa tem sido muitas vezes decisiva para a vitória final na Liga MEO Surf, o que a torna ainda mais atrativa. E é sempre um orgulho receber os melhores atletas nacionais e contribuir para a afirmação do surf como modalidade olímpica”, afirmou, em declarações registadas pelo site da empresa municipal de Desporto do concelho, a Agora Porto.

Vasco Pinho, vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, realça o investimento da autarquia na modalidade: “Acolher uma etapa da mais importante competição nacional de surf, evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos neste setor, nomeadamente, através da valorização da qualidade das nossas águas balneares e respetiva monitorização, do investimento na segurança aquática através de uma equipa permanente de socorro balnear e da colaboração estreita com as várias escolas de surf matosinhenses na promoção e incremento desta modalidade. Estamos comprometidos com este evento desportivo e certos de que a sua realização será, à semelhança das edições anteriores, um enorme sucesso.”

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV e no Facebook e/ou app do MEO.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Associação Nacional Surfistas (@ansurfistas)

Calendário completo da Liga MEO Surf 2022

1.ª etapa – 1 a 3 de Abril – Allianz Figueira Pro
2.ª etapa – 23 a 25 de Abril – Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
3.ª etapa- 10 a 12 de Junho – Allianz Ericeira Pro
4.ª etapa – 24 a 26 de Junho – Allianz Ribeira Grande Pro
5.ª etapa – 28 a 30 de Outubro – Bom Petisco Peniche Pro

Artigo editado por Filipa Silva