Empresa volta a garantir transportes de reforço durante a semana académica portuense. Autocarros das linhas regulares também terão capacidade e percurso aumentados.

Os autocarros até ao Queimódromo vão operar durante “toda a noite e madrugada”. Foto: João Pedro Sousa

Com o regresso dos estudantes ao Queimódromo, a STCP volta a garantir transporte até ao recinto da Queima das Fitas do Porto. De 1 a 7 de maio, estará em operação um serviço de “vaivém” gratuito a partir da Trindade e do Hospital de São João, fruto de uma parceria entre a Federação Académica do Porto (FAP) e a empresa.

Segundo a operadora, que repete a iniciativa realizada nas últimas edições da festa dos estudantes, estas viagens em autocarros de grande capacidade servem de acréscimo ao serviço regular.

Os autocarros até ao Queimódromo vão operar durante “toda a noite e madrugada”, assegura a STCP; no caso do Hospital de São João, a operação termina pelas 3h da madrugada. A frequência dos autocarros está ainda por definir, embora, nos anos anteriores, a circulação tenha sido contínua, com intervalos de espera entre os 5 e os 20 minutos.

Além deste serviço, também as linhas regulares com destino àquela zona da cidade serão reforçadas. A partir das 19h, as linhas 205 (Campanhã-Castelo do Queijo), 500 (São Bento-Matosinhos Mercado) e 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado) utilizarão autocarros de grande capacidade. O 200 (Bolhão-Castelo do Queijo), além desta garantia, terá também o percurso aumentado até à Praça da Cidade do Salvador – Rotunda da Anémona. Estará também em operação a linha noturna 1M.

Percurso dos “vaivém” da STCP durante a semana da Queima das Fitas. Imagem: STCP

A Queima das Fitas do Porto volta a realizar-se depois de dois anos sem festa, devido à pandemia de Covid-19. Kevinho, Diogo Piçarra, Ana Malhoa e Profjam são alguns dos nomes mais sonantes do cartaz desta que será a 100.ª edição da semana académica, com a FAP a esperar cerca de 200 mil pessoas no total das noites. Este ano, as postas do recinto abrem às 20h.

Para lá de algumas novidades na organização, como um palco secundário e mais opções de restauração, regressam também as restantes atividades da Queima, como a Monumental Serenata, a missa da bênção das pastas e o tradicional Cortejo Académico, que este ano muda de percurso devido às obras da nova linha de metro.