O Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe a exposição "Banksy: Genius or Vandal?". As mais de 70 obras do artista britânico vão estar expostas até setembro.

A exposição “Banksy: Genius or Vandal?” abriu no sábado (23), no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A mostra inclui esculturas, instalações, vídeos e fotografias, provenientes de coleções particulares, agrupadas numa exposição com cerca de 70 obras ditas originais do artista urbano Banksy.

No entanto, tal como todas as outras exposições que foram dedicadas a Banksy, também esta não é autorizada pelo artista, que continua sem revelar a identidade.

No dia da inauguração da exposição, que decorreu na sexta-feira (22), o curador Alexander Nachkebiya salientou a importância do anonimato do artista: “Duvido que algum dia Banksy revele a sua identidade, porque ser uma incógnita dá muito poder, no seu caso”. Acrescenta ainda que a sua revelação “tiraria muito significado aquilo que ele faz”.

As suas mensagens são intemporais. Consumismo, cultura, guerra e política são alguns dos principais temas abordados pelo “misterioso” artista que, segundo o curador, “consegue captar a atenção das pessoas para problemas que muitas vezes não vemos, ou não queremos ver”.

“O Banksy é um newsmaker, um artista, um político, e é muito interessante como pessoa e fenómeno”, refere.

A exposição “Bansksy: Genius or Vandal?” vai estar na Alfândega do Porto até dia 4 de setembro. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 euros e os 35 euros.

Artigo editado por Filipa Silva