O atual reitor da Universidade do Porto (UP), António de Sousa Pereira, foi esta sexta-feira (6) reeleito pelo Conselho Geral (CG) da instituição e vai cumprir mais quatro anos de mandato (2022-2026).

O ex-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar terá recolhido o voto de 13 dos 23 elementos do Conselho Geral, tendo sido assim eleito à primeira volta.

Altamiro da Costa Pereira, atual diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), teve cinco votos e João Falcão e Cunha, diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, somou três, segundo apurou o JPN. Dois membro do Conselho Geral terão votado em branco. O indiano Anand Agrawal não recolheu qualquer voto do CG.

O CG é o órgão responsável pela eleição do reitor, sendo constituído por 23 membros: 12 representantes eleitos pelos docentes e investigadores, quatro representantes eleitos pelos estudantes e um representante eleito pelos funcionários não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas que foram por sua vez escolhidas pelos membros eleitos.

Os resultados já foram confirmados pela UP em comunicado enviado às redações.

António Manuel de Sousa Pereira nasceu há 60 anos, na freguesia de Ramalde, no Porto. É licenciado, mestre e doutorado em Medicina pelo ICBAS, onde exerceu o cargo de diretor ao longo de 14 anos, de 2004 a 2018. É também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) desde 2020.

Depois de ter conquistado o primeiro mandato à justa, com apenas um voto a mais que o incumbente dessa eleição, o reitor Sebastião Feyo de Azevedo, António Sousa Pereira regista desta vez uma vitória mais folgada

Sobre os próximos quatro anos, e numa entrevista dada ao JPN antes da reeleição, António de Sousa Pereira promete dar prioridade à multidisciplinaridade e à ação social, com vista a construir uma universidade “mais competitiva, mais internacional [e] mais multidisciplinar”.

Cabe agora ao Conselho de Curadores da Universidade do Porto homologar os resultados. Só depois será agendada a data da cerimónia de tomada de posse de António de Sousa Pereira.

Artigo atualizado pela última vez às 12h35 com a oficialização dos resultados antes avançados.