Representante portuguesa, que pisou o palco de Turim com a canção "saudade, saudade", tem lugar garantido na derradeira fase do concurso, onde vão atuar 25 países. É a sexta vez que Portugal vai a uma final da Eurovisão.

É a sexta vez que Portugal vai a uma final da Eurovisão. Foto: Corinne Cumming/EBU

Portugal está na final do Festival Eurovisão da Canção 2022. Entre os países que conseguiram apuramento para a final do concurso musical na noite esta terça-feira (10), em que se realizou a primeira semifinal, está MARO, representante portuguesa, com o tema “saudade, saudade”.

17 países competiram nesta eliminatória por um lugar na final, que acontece no sábado, 14 de maio. Desta semifinal, passaram dez canções. Juntamente com Portugal, vão também à final:

• Suíça – Marius Bear – “Boys Do Cry”
  • Arménia – Rosa Linn – “Snap”
  • Islândia – Systur – “Með Hækkandi Sól”
  • Lituânia – Monika Liu – “Sentimentai”
  • Noruega – Subwoolfer – “Give That Wolf a Banana”
  • Grécia – Amanda Tenfjord – “Die Together”
  • Ucrânia – Kalush Orchestra – “Stefania”
  • Moldávia – Zdob şi Zdub & Frații Advahov – “Trenulețul”
  • Países Baixos – S10 – “De Diepte”

Ficaram pela semifinal as representações da AlbâniaLetóniaEslovéniaBulgáriaCroáciaDinamarca Áustria. A pontuação obtida por cada país nas semifinais, que agrega o voto do júri de cada país participante e televoto, só será conhecida após a final.

Os dez temas apurados nesta noite estarão presentes na final com os outros dez que conseguirem passar na segunda semifinal, que é transmitida esta quinta-feira (12). Aos que ultrapassam as eliminatórias, juntam-se os “Big 5” – Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália, os cinco países que têm passagem garantida à final, por serem os que mais contribuem financeiramente para a União Europeia de Radiodifusão [UER/EBU], aliança de emissoras de serviço público que é responsável pelo concurso. Ao todo, serão 25 países a concurso na noite de sábado.

Repetindo o feito do ano passado, com os The Black Mamba a conseguir apuramento sem dificuldades, esta é a sexta vez que Portugal vai a uma final da Eurovisão desde que a atual estrutura com semifinais foi introduzida em 2004. Além de 2021 e 2022, Portugal foi finalista em 2008 (Vânia Fernandes), 2009 (Flor-de-Lis), 2010 (Filipa Azevedo), 2017 (Salvador Sobral, que venceu a Eurovisão) e 2018 (Cláudia Pascoar, que teve passagem direta à final por Portugal ser o país anfitrião do certame desse ano).

A 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção decorre a 10, 12 e 14 de maio. Turim foi a cidade italiana escolhida para acolher o festival organizado pelo canal público italiano RAI, na arena Pala Alpitour. O certame regressa a Itália, que o organiza pela terceira vez, após a vitória da banda Måneskin na edição do ano passado, que somou um total de 524 pontos com a canção “Zitti e Buoni”. Esta é a 52.ª participação de Portugal no concurso.