O histórico café e restaurante da Praça Carlos Alberto está encerrado desde domingo. Espaço faz parte do grupo Tropical Burguer, que encerrou também vários estabelecimentos. Ao JPN, uma fonte da empresa confirma processo de insolvência.

O histórico Café Luso tinha reaberto as portas, renovado, em 2010. Foto: Tiago Serra Cunha/JPN

O Grupo Tropical Burguer, uma cadeia de restauração do Porto, encerrou vários espaços na cidade. De acordo com o que o JPN conseguiu apurar, quatro espaços pertencentes ao grupo já foram fechados: o Tropical Burguer da Avenida da Boavista, da Rua Costa Cabral e do Centro Comercial Cristal Park, na Rua D. Manuel II, além do histórico Café Luso, localizado na Praça de Carlos Alberto.

Estes dois últimos fecharam esta semana, com o Café Luso a encerrar no último domingo, o que causou surpresa aos clientes e proprietários vizinhos do estabelecimento. Já o restaurante do centro comercial localizado nas imediações do Hospital de Santo António, fechou portas na segunda-feira.

Ao JPN, uma fonte do Grupo Tropical Burguer avançou que a empresa entrou em insolvência. Os dois anos de pandemia, bem como a subida dos preços do gás, da energia e da matéria-prima associados ao espoletar da guerra na Ucrânia terão estado na base dos encerramentos. A mesma fonte confirmou que a empresa está a fazer tudo para garantir os interesses dos colaboradores, cujo número não foi possível precisar.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte confirmou também ao JPN que tem vindo a ser contactado por trabalhadores do Tropical Burguer e que vai ter esta quinta-feira uma reunião com a proprietária dos restaurantes.

Café Luso: um café portuense com história

O Café Luso é um dos espaços mais emblemáticos da cidade do Porto. Fundado em 1935, sob o nome de Café Luso-Africano, recebeu clientes de todas as faixas da sociedade. Foi o café que em 1958 recebeu o general Humberto Delgado, candidato a Presidente da República contra Américo Tomás. O primeiro piso do edifício onde está o Café Luso acolheu a sede de campanha do opositor de Salazar.

Foi na varanda do mesmo edifício que proferiu a frase “O meu coração ficará no Porto”. O café fechou portas em 2000, mas no âmbito do programa “Porto Vivo”, que financiou a reabilitação de zonas degradadas, voltou a abrir num edifício renovado, a 17 de setembro de 2010. Doze anos depois, volta a encerrar.

Artigo editado por Filipa Silva