Parceria da Mishkin Gallery, de Nova Iorque, com o Centro de Arte da Casa São Roque, vai trazer ao Porto uma coleção de 38 polaróides e 30 impressões a preto e branco nunca exibidas em Portugal nem na Europa.

A Casa São Roque está localizada na Rua São Roque da Lameira, n.º 2092, em Campanhã. Foto: Casa São Roque

No mês em que a “Marilyn” azul de Andy Warhol se tornou na mais cara obra de arte do século XX – “Shot Sage Blue Marilyn” foi leiloada por 185 milhões de euros pela Christie’s, ultrapassando “Les Femmes d’Alger (Version O)” de Pablo Picasso – e no ano em que a mini-série da Netflix “Diários de Andy Warhol” mostrou ao público o lado mais íntimo e frágil do artista norte-americano, a cidade do Porto prepara-se para acolher uma exposição que é dedicada ao pai da pop art e que inclui exemplares ainda não exibidos em Portugal e na Europa.

A partir de 21 de maio (abre ao público no dia seguinte), o Centro de Arte da Casa São Roque vai ter patente a exposição “Warhol: Pessoas e Coisas (1972-2022)”, resultado de uma parceria entre a Casa São Roque e a Mishkin Gallery da City University of New York (CUNY). A mostra, cuja curadoria é partilhada pela diretora da Mishkin, Alaina Claire Feldman, e pela diretora artística da Casa São Roque, Barbara Piwowarska, vai estar no local até 31 de janeiro de 2023.

De acordo com informação disponibilizada pela Mishkin Gallery, trata-se de “uma extensa exposição dedicada a Andy Warhol e à sua influência em diversas gerações de fotógrafos, realizadores de cinema, pintores, músicos e artistas multimédia”.

A instituição norte-americana revela que parte significativa da mostra “gira em torno de uma coleção de 38 polaróides de Warhol, tiradas entre 1972 e 1986, e 30 impressões de prata gelatinizada a preto e branco dos anos 70 e 80 que foram doadas à Mishkin Gallery pela Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais”. Trata-se da “primeira vez que são exibidas na Europa”, nota a Mishkin que recorda também que a última grande exposição dedicada a Warhol, no Porto, aconteceu há 20 anos, em Serralves.

A fotografia ocupa um lugar central na vida e na obra de Andy Warhol (1928-1987), sendo fundamental no seu processo criativo e omnipresente na sua vida pessoal e social. De um modo geral, as polaróides de Warhol fixam sobretudo rostos a olharem para a câmara e objetos (como os sapatos que integram o convite da exposição), ao passo que as impressões de prata gelatinizada retratam mais cenas do dia a dia do círculo social e artístico que Warhol frequentava e que ajudou a formar e que juntava artistas como Keith Haring ou Jean-Michel Basquiat, entre tantas outras celebridades.

Além das polaróides e das impressões a preto e branco, a exposição vai incluir também trabalhos encomendados especialmente para a ocasião e que de algum modo “respondem” às ideias sobre Warhol e as suas colaborações, explica a Mishkin.

“Em vez de estar focada de modo estrito em tópicos-chave do trabalho de Warhol – sequência, repetição, mercantilização e ambição, queerness e fetichização do corpo, e redes sociais – a mostra estará organizada de modo a que o visitante possa contactar com estes tópicos com fluidez, de diferentes formas e sob múltiplas perspetivas artísticas.”

A exposição vai integrar ainda o filme de Jonas MekasScenes of the Life of Andy Warhol” de 1982, registos de John Miller e Jeff Preiss, pinturas de Anna Ostiva, polaróides de Eileen Quinlan e obras encomendadas aos artistas portugueses Sara Graça e Pedro Magalhães. Fotografias de Augusto Alves da Silva e de Robert Mapplethorpe, que integram a coleção da Casa São Roque, também serão expostas.

O programa da exposição inclui, por último, duas conferências: uma da professora de fotografia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Susana Lourenço Marques, e outra da historiadora Inesa Brasiske, esta sobre a relação entre Warhol e o realizador Jonas Mekas.

Esta não é a primeira vez que a Mishkin Gallery trabalha em parceria com entidades do Porto. Em março de 2019, a galeria nova-iorquina dedicou a Elvira Leite uma exposição de fotografia, em colaboração com a FBAUP, que revisitou o projeto artístico que a pedagoga desenvolveu nas ruas da Sé do Porto, nos anos 70.

Os bilhetes para a exposição “Warhol: Pessoas e Coisas (1972-2022)” já estão à venda no site da Casa São Roque. Os preços oscilam entre os 3,50 e os 7 euros. Às segundas-feiras, a entrada é gratuita para residentes da freguesia de Campanhã. O mesmo acontece para todos os residentes em Portugal, neste caso, somente na primeira segunda-feira de cada mês.