FC Porto aproveitou o favoritismo e venceu o CD Tondela, no Estádio do Jamor. A conquista da 18.ª Taça de Portugal decretou a nona dobradinha do FC Porto. Taremi (2), Vitinha e Neto Borges foram os marcadores do 3-1 final.

Nesta tarde de domingo, a “Festa da Taça” voltou ao seu habitat natural, e num dia encoberto, foram os adeptos e a paixão pelo futebol que deram vida ao Jamor. O Estádio Nacional teve lotação esgotada e o hino nacional trouxe a afinação necessária para os 90 minutos que ainda estavam por vir.

De um lado os campeões nacionais, do outro uma equipa de ego ferido e já relegada à segunda liga, mas movida pela força dos seus adeptos. Adeptos que encheram mais de duas dezenas de autocarros que saíram de Tondela em direção ao Jamor para assistirem à estreia de uma equipa do concelho de Viseu no jogo de decisão da Prova Rainha.

Mas, mesmo com forte união, o CD Tondela não se impôs ao FC Porto de Sérgio Conceição, que finalmente venceu como treinador no Jamor, e se tornou no primeiro treinador portista a vencer duas dobradinhas.

Domínio de um possante dragão

O FC Porto entrou em campo com a máxima vontade de vencer a final. Empurrados por um autêntico mar azul em pleno Estádio Nacional e com desejos de “dobradinha”, os dragões estavam imparáveis.

Logo nos primeiros minutos de jogo a equipa de Sérgio Conceição mostrava-se ofensiva e pressionante, perante um Tondela tímido e bastante nervoso. Os beirões, que se estrearam numa final da Prova Rainha, acusaram alguma pressão e mal conseguiam sair a jogar.

Apesar da superioridade, o FC Porto só chegou ao golo aos 21 minutos. Em primeira instância, o árbitro assistente assinalou fora de jogo, mas o árbitro principal, Rui Costa, recebeu indicações da cidade do futebol, consultou o VAR e apontou para a marca de grande penalidade.

Chamado a bater, Taremi não tremeu e colocou os dragões em vantagem. Até ao final da primeira parte só deu Porto, com o Tondela a ir uma única vez à área azul e branca, mas sem perigo.

Consistência e superioridade portista

Na segunda metade do encontro, os comandados de Sérgio Conceição entraram de forma fulminante e por muito pouco Pepê não dilatou a vantagem portista.

Pouco tempo depois, o brasileiro voltou a ter nos seus pés mais uma grande chance de golo. Taremi avançou pela ala esquerda e fez um passe de régua e esquadro para o ex-Grêmio que falhou na cara da baliza. Em grande destaque esteve Niasse, guardião tondelense, com uma tremenda defesa.

Mas o segundo tento portista acabou mesmo por surgir. Aos 52 minutos, boa jogada combinada entre Pepê e Vitinha, com finalização de classe pelos pés do médio português.

Ao minuto 63, novo penálti para o Porto e com Pepê novamente na jogada. O médio brasileiro escapou à defensiva tondelense, mas foi puxado por Sagnan. Na conversão, Taremi teve pontaria a mais e enviou a bola ao poste.

A partir daí, o Tondela ganhou ânimo e tentou correr atrás do prejuízo. Foi na reação e no crescendo de positividade que a formação de Nuno Campos chegou ao golo. À passagem do minuto 73, Salvador Agra cruzou a bola para um cabeceamento explosivo de Neto Borges que devolveu a esperança aos beirões.

Contudo, o campeão nacional não se acanhou com o golo sofrido e no minuto seguinte surgiu em cena o suspeito do costume, Mehdi Taremi. Com assistência sublime de Otávio, o iraniano empurrou para o 3-1 final e bisou na partida.

Até ao fim da partida, o Tondela criou mais uma situação de perigo. Novo cabeceamento de Neto Borges, mas desta vez com a bola a bater na trave da baliza de Marchesín.

O placar manteve-se intacto até ao apito final. Estava feita a “dobradinha” à moda do Porto. Destaque também para Mehdi Taremi, eleito o homem do jogo. Já o prémio fair-play foi entregue ao jovem defesa Eduardo Quaresma.

Orgulhosos do percurso

No final do encontro, Sérgio Conceição mostrou-se orgulhoso pelo trabalho e união do seu grupo de trabalho e garantiu que este foi “o melhor grupo a nível humano” que já alguma vez teve. O técnico deixou ainda claro que “sempre respeitou o Tondela” e assumiu o jogo para vencer.

Além de referir os difíceis adversários que superou ao longo da competição, Conceição deu o valor máximo aos seus atletas: “Todos os atletas foram capazes, quase sempre, de se superarem e de superarem as dificuldades”, disse.

Nuno Campos, treinador do Tondela, também se mostrou “orgulhoso dos seus jogadores e do percurso que fizeram” e destacou que este “é um dia que fica para a história”. O treinador agradeceu também o forte apoio dos adeptos.

Abordado quanto ao futuro, Nuno Campos preferiu não responder.

Já à saída do estádio, do lado do FC Porto, os adeptos mostraram-se muito felizes pela vitória e pedem que Sérgio Conceição permaneça no clube. Ao JPN, Nuno Pereira, adepto portista, afirmou que este “é um técnico com ADN à Porto” e pede “contrato vitalício” do treinador portista. Já Tiago Silva acredita que Conceição trouxe “o hábito de vencer” e espera que os azuis brancos “ganhem tudo para o próximo ano”.

FC Porto e CD Tondela encerram assim a época desportiva de 2021/22, mas têm encontro marcado para dia 31 de julho, no Estádio Municipal de Aveiro, para a decisão da Supertaça Cândido de Oliveira.

Artigo editado por Filipa Silva