São já conhecidos os campeões universitários em quatro modalidades. A academia do Porto esteve representada em duas finais, mas saiu derrotada em ambos os jogos. À entrada para a última semana, os portuenses vão continuar ativos em diversas frentes.

Os “economistas” do Porto acabaram derrotados pelos da Universidade Nova de Lisboa. Foto: FADU/Facebook

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, disputadas em Leiria e na Marinha Grande, entram hoje (23) na última semana. Na última sexta-feira, foram coroados os campeões nacionais de futebol de 11 masculino, e no andebol, futsal e basquetebol femininos.

Destaque para a presença da Universidade do Porto (UP) nas finais do andebol feminino, assim como do futebol masculino de 11. No futebol, foi a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP) a conseguir chegar ao jogo decisivo frente à homónima da Universidade Nova de Lisboa. No andebol feminino, a UP defrontou a Associação Académica da Universidade de Aveiro. As equipas portuenses saíram derrotadas das duas partidas, nos dois casos pela margem mínima: no futebol por 1-0 e no andebol por 24-23.

No basquetebol feminino, a AAUAv também levantou o troféu, confirmando a hegemonia dos últimos anos. Derrotou por 68-53 a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Para fechar um dia de finais, a AEIST sagrou-se bicampeã nacional de futsal feminino universitário, derrotando a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH).

Ainda no futsal, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) foi goleada por oito bolas a zero e perdeu a medalha de bronze para Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

Este domingo ficaram definidos os grupos no voleibol (masculino e feminino), no futsal, no basquetebol e no andebol masculinos, com presença da academia portuense em todas as modalidades. O futsal conta com a presença da AEFEP, com a Associação de Estudantes do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL), a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) no mesmo grupo.

No andebol, a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (AEISEP) vai defrontar a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a AEISCTE-IUL. A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP) vai defrontar o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCBranco), a AEFMH e a Associação Académica de Coimbra (AAC).

A Associação de Estudantes de Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) e a AEFEP vão jogar a fase decisiva dos campeonatos de voleibol feminino e masculino, respetivamente. Nas mulheres, a AEICBAS defronta a AAUTAD, a AAUMinho e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFML). Já a AEFEP joga no masculino contra a AAUTAD, contra a AAUAv e contra a Universidade de Lisboa.

Os campeões nacionais universitários são decididos na sexta-feira, dia 27. Avançam automaticamente para os Jogos Europeus Universitários que terão lugar na cidade polaca de Lodz, entre os dias 17 e 30 de julho.

Artigo editado por Filipa Silva