O JN North Festival está de volta ao Porto com um cartaz para todos os gostos e idades. Saiba que bandas ver, os horários dos concertos e como chegar à Alfândega para o evento que marca o regresso dos festivais de verão ao país com um cartaz de portugalidade e nostalgia.

O North Festival regressa este ano à Alfândega do Porto. Foto: Sofia Matos Silva/JPN

Após ter sido cancelado já por três vezes desde 2020, a 4.ª edição do JN North Festival (anteriormente apenas North Music Festival) arranca esta quinta-feira, 26 de maio, na Alfândega do Porto. O certame à beira-rio, que se estende até sábado (28), marca o regresso dos festivais de música a Portugal, depois de dois anos de paragem forçada pela pandemia de Covid-19.

Reunimos a principal informação a saber sobre o regresso do festival nortenho.

Um cartaz recheado de música portuguesa (e nostalgia)

Este ano, o cartaz divide-se em três dias, celebrando-se um tema diferente em cada um deles. Este ano, ao contrário dos anos anteriores, a maioria dos artistas atuam no palco principal, que recebe mais concertos que o habitual.

No primeiro dia, em homenagem ao rock nacional, encabeçam o dia bandas como Ornatos Violeta, Linda Martini ou Zen, entre outras. Segue-se um dia dedicado aos maiores DJs da atualidade, como Don Diablo e Robin Schulz, terminando com uma viagem nostálgica no terceiro dia, que conta com The Jesus and Mary Chain, The Waterboys, GNR e vários outros.

Há mais palcos além do principal – e outras atividades

O “primeiro grande festival do ano” está dividido em mais dois palcos além do principal: o Sunset e o Clubbing

O palco Sunset recebe os visitantes à chegada do festival. Sem um alinhamento definido, a organização refere que este espaço terá “uma banda sonora criteriosamente selecionada”, a tocar entre as 16h – hora de abertura do recinto – e o início do primeiro concerto.

Já o palco Clubbing tem uma programação própria, com DJs e artistas nacionais e internacionais. No dia 26, passam por este palco Pedro da Linha Riot; no dia 27, Throes + The ShineMarc VedoZanovaPeace Market; no dia 28, Moullinex & XinobiDJ Vibe.

Mas as propostas musicais não são a única aposta este ano. Haverá ainda um espaço dedicado a pequenas conferências organizadas pelo “Jornal de Notícias”, todas focadas na temática ambiental e no mar: no primeiro dia fala-se de “um oceano saudável protegido pelas comunidades”; no segundo sobre “o surf e a economia do mar”; no último sobre “a investigação marinha, o futuro do planeta e o potencial da biotecnologia azul”.

Haverá também uma “boat experience”, assim lhe chamam, com passeios em barcos rabelos que vão navegar o Douro com DJs e música a bordo. Em terra, o chamado espaço lounge reunirá barbeiros, tatuadores e maquilhadores.

Além da já garantida zona de restauração, o espaço contará também com uma zona VIP, com camarotes.

Recinto do North Festival. Imagem: North Festival (adaptada)

1 – Entrada no recinto
2 – Zona de restauração
3 – Palco Clubbing
4 – Saída do recinto
5 – Boat Experience
6 – Palco Sunset
7 – Palco principal

A final da Champions também passa

A pensar nos amantes do futebol, a organização promete transmitir em direto, no palco Clubbing, a final da Liga dos Campeões. A partir das 20h de sábado, Liverpool e Real Madrid vão jogar o troféu mais importante do continente europeu.

Como chegar à Alfândega do Porto?

Há várias formas de chegar à Alfândega do Porto. Além do carro próprio – não há parque de estacionamento no recinto, existindo parques próximos que podem ser uma opção -, os únicos meios de transporte que asseguram a chegada direta ao local são o autocarro e o elétrico

As linhas 500403 da STCP têm paragem direta junto à Alfândega, além do noturno 1M, que circula durante a madrugada uma vez por hora. No elétrico, é a linha 1 que passa pelo local.

Para quem vier de fora do Porto, há metro de várias localidades até à baixa para depois apanhar um autocarro, ou então comboio.

Nestes dias, a CP – Comboios de Portugal tem bilhetes com descontos especiais para portadores de bilhete para o North Festival. Nos Comboios Urbanos, há um bilhete especial de ida e volta a 2€, com origem em qualquer estação e destino ao Porto (válido nos dias do evento, mediante apresentação do ingresso para o festival na compra e em trânsito). Nos Intercidades, Regional e InterRegional, há desconto de 30% em viagens de ida e volta (válido de 25 a 29 de maio, mediante apresentação do ingresso no festival na compra e em trânsito).

Ainda há bilhetes disponíveis

Ainda há bilhetes diários ou gerais, que variam entre 50 e 90 euros, respetivamente, disponíveis para compra no site oficial do festival.

Todos os bilhetes adquiridos em anos anteriores que tenham sido cancelados são válidos para o festival a acontecer em maio de 2022, mas há regras para a troca destes bilhetes:

Artigo editado por Tiago Serra Cunha