A AEFEP conquistou o título nacional universitário em voleibol masculino. A Universidade do Porto esteve ainda representada pela AEICBAS na final do voleibol feminino, mas aí a vitória sorriu à AAUMinho.

A AEFEP teve de derrotar a AEFADEUP nas meias-finais para chegar ao jogo decisivo. Foto: FADU/Facebook

A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) sagrou-se, esta sexta-feira, campeã nacional universitária de voleibol masculino. Foi a quarta final em que a Universidade do Porto esteve representada durante as duas semanas das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) que terminam esta sexta-feira, tendo sido a única em que a vitória foi conquistada pelos estudantes do Porto.

Depois de ter eliminado a AEFADEUP nas meias-finais, numa reedição da final dos Campeonatos Académicos do Porto (CAP), a AEFEP derrotou a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) por três sets a dois (parciais de 26-24, 20-25, 25-23, 16-25 e 13-15). Os estudantes de economia estiveram em desvantagem por mais do que uma ocasião, mas foram sempre capazes de dar resposta. No último set, a AEFEP ainda vacilou ao deixar uma vantagem de cico pontos passar para um ponto, mas foi capaz de alcançar a vitória na chamada “negra”.

É o primeiro título nacional no voleibol masculino para a AEFEP – vencedora do CAP deste ano na modalidade – que vai a Lodz, na Polónia durante o mês de julho para disputar os Jogos Europeus Universitários.

Na final feminina, foi a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) a defrontar a AAUMinho na final, mas as portuenses saíram derrotadas. A vitória das minhotas não deixou margem para dúvidas: três sets a zero (parciais de 25-17, 25-23 e 25-4). O jogo começou com erros de parte a parte, nomeadamente nos serviços, algo que a AAUMinho conseguiu corrigir rapidamente ao contrário da AEICBAS que cometeu várias falhas ao longo do jogo.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, disputadas na Marinha Grande e em Leiria terminam hoje. Após 14 dias de competição, decidem-se ainda esta tarde os títulos do basquetebol (AEFMH x IPCBranco/15h30), do futsal (AAUMinho x AAUBI/18h00) e do andebol masculino (AAUMinho x AAUAv/20h45).

Quem quiser acompanhar os jogos pode fazê-lo através da página de facebook da FADU onde os jogos estão a ser acompanhados em livestream.

Além do voleibol, a Universidade do Porto esteve também representada nas finais de futebol de 11 masculino e de andebol feminino. No primeiro, a AEFEP perdeu para a congénere da Universidade Nova de Lisboa (1-0), ao passo que a equipa da UP foi derrotada pela Associação Académica da Universidade de Aveiro no andebol feminino – 24-23 foi o resultado final.

Campeões Nacionais Universitários
Fases finais 2022