Carrosséis e barraquinhas de farturas voltam a preencher a rotunda, abrindo os festejos das Festas da Cidade do Porto em 2022, as primeiras celebradas por completo desde 2019. O Jardim do Calém, a Avenida D. Carlos I e a Alameda das Fontainhas também recebem diversões.

A partir deste fim de semana, as celebrações do São João, que se assinalam de 23 para 24 de junho, já começam a animar a cidade do Porto. A Rotunda da Boavista é a primeira a receber a já tradicional zona de diversões a partir deste sábado (28), com carrosséis e várias barraquinhas com doces, sardinhas e manjericos.

O Jardim do Calem (em Lordelo do Ouro), a Avenida D. Carlos I (no Passeio Alegre) – ambos a partir de 9 de junho – e a Alameda das Fontainhas – a partir de dia 15 –  também recebem estes espaços, todos a receber visitantes até 3 de julho.

Na Rotunda da Boavista, os divertimentos estão abertos todos os dias – de segunda a quinta, entre as 12h e as 23h; às sextas, entre as 12h e a 01h; aos sábado,s entre as 10h e a 01h; aos domingos, entre as 10h e as 23h.

A ocupação da Praça Mouzinho de Albuquerque com divertimentos, que recebe desde 2015, marca o arranque das Festas da Cidade, as primeiras celebradas de forma completa desde o início da pandemia de Covid-19, que cancelou as festividades nos últimos dois anos. No ano passado, a festa não teve direito a fogo de artifício nem concertos, apenas a algumas zonas de diversão com entradas controladas e outras restrições.

Para este ano, a Câmara Municipal do Porto (CMP) já prometeu o regresso do espetáculo de fogo de artifício sobre o Douro, que vai custear a meias com a Câmara de Gaia. Estão ainda previstos outros eventos para o programa completo das Festas de São João do Porto, que será revelado “em breve” pela autarquia.