Ao JPN, o médio do Desportivo de Chaves, João Teixeira, comenta o trajeto dos 'valentes transmontanos' na temporada que agora termina e que acabou com a promoção do clube ao mais alto patamar do futebol português. O jogador de 28 anos foi uma das figuras de destaque no clube flaviense, tendo marcado um dos golos da equipa no 'play-off' de acesso à Primeira Liga frente ao Moreirense.

Os jogadores e equipa técnica do Chaves festejam a subida à Primeira Liga. Foto: GD Chaves/Facebook Foto: GD Chaves/Instragam

No primeiro confronto, que opunha o terceiro classificado da Segunda Liga ao antepenúltimo da Primeira Liga, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, casa do Chaves, os transmontanos superiorizaram-se aos minhotos, vencendo por 2-0, com golos de João Teixeira e João Correia. A vitória do Moreirense por 1-0 na segunda mão acabou, portanto, por se revelar insuficiente para as aspirações da equipa dos cónegos, que viu o adversário a festejar a conquista de um lugar entre os ‘grandes’ do futebol nacional na próxima temporada.

Foi a quarta subida do Chaves à primeira divisão portuguesa, ao longo de mais de 70 anos de história, a primeira desde 2015/2016, na altura orientado pelo falecido técnico Vítor Oliveira. Os ‘valentes transmontanos’ asseguraram assim a sua 17.ª presença na principal competição futebolística nacional.

Após o apito final em Moreira de Cónegos, as ruas de Chaves encheram-se do ‘azul grená’ das camisolas de cerca de 2.500 adeptos que marcaram presença nas celebrações até à chegada da equipa, já de madrugada. No dia seguinte, a autarquia também homenageou o clube, numa cerimónia oficial que decorreu na câmara municipal.

O “murro na mesa” depois da eliminação na Taça

O cenário apoteótico que se viveu na cidade contrasta com as expectativas geradas no início da época. No final de novembro, os comandados de Vítor Campelo, treinador que conseguiu a sua primeira promoção à divisão máxima, encontravam-se apenas na 12.ª posição da Segunda Liga, a 10 pontos dos lugares de subida.

Em entrevista ao JPN, João Teixeira, médio do clube e uma das principais figuras do trajeto flaviense até à promoção, assume que o objetivo “parecia difícil”, mas que as vitórias “trouxeram confiança”, fazendo os jogadores acreditar que o desfecho da promoção poderia ser “atingível”.

O jogador formado no Benfica revela que a eliminação na Taça de Portugal frente ao Felgueiras, em 25 de setembro, acabou por se tornar um “momento de viragem” para o que se seguiu da temporada.

“Eu diria que a eliminação frente ao Felgueiras [foi um momento-chave]. Era uma equipa de uma divisão inferior, da Liga 3. Até chegámos a ouvir ‘olés’ durante o jogo. Depois disso, tivemos de dar um ‘murro na mesa’. Foi um momento de viragem”, constatou.

A I Liga volta assim a ter representatividade transmontana, num campeonato em que predominam as equipas do litoral, maioritariamente das áreas metropolitanas de Porto, Lisboa e do distrito de Braga. Segundo o médio de 28 anos, que contribuiu com oito golos e uma assistência ao longo da época, o Desportivo de Chaves é um “clube grande”, que justifica, pela sua dimensão, um lugar na principal competição futebolística nacional.

“O clube merece estar na Primeira Liga. Representa uma região, uma cidade importante e tem uma grande massa adepta. Os adeptos foram muito importantes, acompanharam a equipa nos jogos em casa e fora. Foi um objetivo concretizado, estou muito feliz”, disse o atleta que apontou o primeiro tento dos flavienses na vitória frente ao Moreirense, um remate de longa distância que considera “um dos golos mais importantes” da sua carreira.

Quanto ao futuro da equipa na primeira época de regresso à primeira divisão, João Teixeira diz que o objetivo do clube passa pela manutenção, mas estende os horizontes temporais para os transmontanos, à semelhança das declarações proferidas por Francisco José Carvalho, presidente da SAD.

“Por aquilo que é, o objetivo do Desportivo de Chaves tem de ser manter-se [na I Liga] para sempre”, sentenciou o jogador.

A eternidade da presença do clube no topo do futebol português nunca será certa, mas a conquista, com certeza, perdurará na memória coletiva dos adeptos e das gentes da região de Trás-os-Montes.

A formação de Chaves será acompanhada na subida à Primeira Liga por Rio Ave e Casa Pia, que tinham já assegurado apuramento direto, após terminarem a época, respetivamente, em primeiro e segundo lugar do segundo escalão. Em sentido inverso, para além do Moreirense, B-Sad e Tondela foram relegados e vão disputar a Segunda Liga na época 2022/2023.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo corrigido às 17h23 de 3 de junho de 2022. O Felgueiras disputou, esta época, a Liga 3 e não o Campeonato de Portugal, como inicialmente se referia.