O quarto de século do festival internacional de cinema queer é assinalado também no Porto, durante o mês de junho, numa parceria com o "Há Filmes na Baixa!". Documentário que venceu o prémio do público do festival arranca, esta quarta-feira, o programa.

“Limiar” de Coraci Ruiz.

O documentário autobiográfico “Limiar”, da realizadora brasileira Coraci Ruiz, marca a chegada, esta quarta-feira (1) à noite, do Queer Lisboa ao Porto, no âmbito de uma itinerância pelo país destinada a assinalar os 25 anos do festival.

A parceria com o programa “Há Filmes na Baixa!”, responsabilidade do Porto/Post/Doc, vai possibilitar a exibição de quatro filmes que fizeram parte da edição de 2021 do Quer Lisboa na cidade Invicta ao longo do mês de junho.

A primeira “estação” desta viagem tem como pano de fundo um documentário realizado por uma mãe que acompanha a transição de género do seu filho adolescente, entre os anos de 2016 e 2019. O filme, vencedor do Prémio do Público na competição de documentários do festival, passa às 22h00 no cinema Passos Manuel, no Porto.

No dia 15, nova sessão: “Silent Voice”, de Reka Valerik, leva de novo ao Passos Manuel a história de Khavaj, um jovem checheno homossexual mudo, que se viu obrigado a fugir do país e dos seus conterrâneos, no novo país de acolhimento.

O ciclo completa-se a 29 e 30 de junho. A 29, é exibido “Wojnarowicz: F**k You F*ggot F**ker”, de Chris McKim, um retrato autobiográfico do artista, escritor, fotógrafo e ativista nova-iorquino David Wojnarowicz, que recupera os anos em que a epidemia de Sida ceifou milhares de vidas nos EUA.

No dia seguinte, é o movimento lésbico na Holanda e a sua influência no feminismo dos Países Baixos a estar em destaque no documentário “The City Was Ours. Radical Feminism in the Seventies”, de Netty van Hoorn.

Os bilhetes para todas as sessões têm um custo de 5 euros, sendo de apenas 2 para estudantes.

O Festival Internacional de Cinema Queer regressa às telas em setembro (16 a 24), em Lisboa, e mais para o final do ano no Porto (29 de novembro a 4 de dezembro), no renovado Cinema Batalha, na Reitoria da Universidade do Porto e no Maus Hábitos, segundo a organização do festival.