Iga Swiatek e Daria Kasatkina abrem esta tarde as meias-finais do torneio. No quadro masculino, as atenções estão viradas para o duelo que vai opor uma lenda no ativo, Rafael Nadal, com o alemão 'Sascha' Zverev.

Ninguém ganhou mais do que Rafael Nadal em Roland Garros: 13 torneios fazem parte do currículo do tenista maiorquino. Foto: Nicolas Gouhier / FFT via rolandgarros.com

O grand slam de Paris entra esta quinta-feira (2) na fase decisiva, com o começo das meias-finais. Hoje, no quadro feminino, e amanhã, no masculino, não faltará emoção para os aficionados do ténis, num torneio que tem sido pródigo em surpresas. Se, por um lado, estará presente o inevitável Rafael Nadal, recordista de vitórias no major francês, por outro, temos, entre as duas competições de singulares, cinco estreantes nesta fase da competição.

Meias-finais femininas

A polaca Iga Swiatek, número um do ranking WTA, tem conquistado uma hegemonia absoluta do ténis mundial e leva já 33 vitórias consecutivas, após ter batido, nos quartos de final, de forma arrasadora, a americana Jessica Pegula em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-2.

Iga Świątek é a atual lider do ranking feminino. Foto: Cedric Lecocq / FFT via rolandgarros.com

A grande favorita à conquista do título irá defrontar a russa Daria Kasatkina, 20.ª do mundo, que nunca tinha atingido as ‘meias’ de um torneio do grand slam. A tenista, que compete sob bandeira neutra devido à invasão militar da Rússia em território ucraniano, bateu a compatriota Veronika Kudermetova por 6-4 e 7-6 (7-5). Espera-se um encontro de ‘David e Golias’, mas a edição de 2022 de Roland Garros já provou que os estatutos apenas se comprovam dentro do court.

No outro duelo das ‘meias’ femininas, a jovem sensação Coco Gauff, de apenas 18 anos, irá defrontar a italiana Martina Trevisan. A tenista americana, 23.ª do ranking mundial, que se revelou na edição transata do torneio, em que atingiu os quartos de final, não perdeu qualquer set em cinco jogos, demonstrando uma forma que lhe permite acreditar que pode conquistar o major na sua segunda participação. Nos quartos de final, derrotou a também americana Sloane Stephens, por 7-5 e 6-2.

Já Martina Trevisan, 59.ª mundial, surge nas meias-finais como uma das surpresas da prova, após ter batido a canadiana Leylah Fernandez por 6-2, 6-7 (3-7) e 6-3. Num encontro entre duas tenistas que nunca atingiram esta fase da competição, ambas quererão superar-se e conseguir uma presença inédita na final.

Meias-finais masculinas

O lendário Rafael Nadal está de volta às meias-finais de Roland Garros, competição que já venceu por 13 ocasiões. Aos 35 anos, o tenista maiorquino tem conseguido manter o estatuto de ‘rei da terra batida’ e tem uma oportunidade de reforçar o seu recorde de títulos do Grand Slam – atualmente, o espanhol tem 21 conquistas no palmarés.

O número cinco do ranking ATP deu uma demonstração de força ao derrotar o líder mundial e campeão em título Novak Djokovic na noite de terça-feira por 6-2, 4-6, 6-2 e 7-6 (7-4), após uma vitória desgastante em cinco sets frente a Felix Auger-Aliassime na ronda anterior.

O seu adversário das meias-finais será o germânico Alexander Zverev, número 6 mundial. O tenista de 25 anos, campeão olímpico em Tóquio2020, bateu o jovem espanhol Carlos Alcaraz, pelos parciais de 6-4, 6-4, 4-6 e 7-6 (9-7) e volta a conseguir uma qualificação para as ‘meias’, à semelhança do que tinha conseguido no ano anterior. Apesar dos vários duelos entre Nadal e Zverev, os tenistas nunca se defrontaram em Roland Garros e será interessante ver como o alemão lidará com o conforto do espanhol na terra batida parisiense.

Já o croata Marin Cilic, 23.º mundial, venceu o russo Andrey Rublev por 5-7, 6-3, 6-4, 3-6 e 7-6 (10-2). O tenista de 33 anos já garantiu o seu melhor resultado de sempre em Roland Garros, superando as duas vezes em que atingiu os ‘quartos’ em 2017 e 2018. Apesar de nunca ter sido tão bem-sucedido neste torneio, Cilic acumula mais experiência em grandes palcos do que o norueguês Carsten Ruud, o seu adversário da meia-final, tendo inclusivamente conquistado o US Open, em 2014.

No que toca a Rudd, oitavo da hierarquia, esta será uma estreia absoluta, visto que nunca tinha ultrapassado a terceira ronda. O tenista de Oslo, que se tem revelado um dos melhores tenistas na superfície de terra batida, bateu o dinamarquês de 19 anos Holger Rune. Num encontro que ficará na sombra mediática da outra meia-final, a imprevisibilidade será um fator aliciante, com dois tenistas que não eram favoritos a atingir um lugar nesta fase da competição.

Horários e transmissão

Os confrontos Swiatek-Kasatkina e Trevisan-Gauff estão marcados para as 14h00 e 15h30 (hora portuguesa) de hoje, respetivamente. No quadro masculino, os duelos das meias-finais estão ambos agendados para as 13h45 (hora portuguesa) de amanhã.

Para os fãs da modalidade, os jogos serão transmitidos, em Portugal, na Eurosport, à semelhança do que tem acontecido até esta fase da competição.

As ∫ feminina e masculina estão marcadas respetivamente para sábado e domingo, ambas a partir das 14h00.

Artigo editado por Filipa Silva