No primeiro jogo oficial da seleção ucraniana desde a invasão militar russa, em fevereiro, a equipa onde joga o atacante benfiquista Roman Yaremchuk superiorizou-se à Escócia, vencendo por 3-1. Uma vitória frente ao País de Gales este domingo, no derradeiro play-off de acesso ao Mundial, é tudo o que separa a Ucrânia da presença na maior competição futebolística do mundo.

Jogo diante da Escócia foi um jogo de emoções fortes para os jogadores ucranianos. Foto: UEFA/Facebook

Lágrimas, bandeiras envergadas orgulhosamente, um hino cantado a plenos pulmões. Foi esta a imagem que marcou um jogo que significava muito mais do que o futebol em si. Para a equipa ucraniana, uma vitória frente à Escócia, no encontro disputado esta quarta-feira (1), significaria uma pequena alegria para um povo que tem sofrido as desventuras da guerra.

“Os meus jogadores estão a pensar nos pais, nas mães e em todos os familiares que estão na Ucrânia”, disse, na antevisão do encontro, o selecionador ucraniano Oleksandr Petrakov, que, numa declaração reproduzida pelo jornal espanhol “ABC”, afirmou tratar-se do “jogo mais importante da história” do país.

A motivação dos jogadores ucranianos, que foram dispensados de combater militarmente, era bem patente, dominando a seleção escocesa na maioria dos momentos do jogo. Com o campeonato do país parado devido aos conflitos, 16 jogadores dos 26 convocados ainda não tinham jogado oficialmente esta temporada ao nível dos clubes. Porém, a falta de ritmo competitivo nunca se fez notar durante a partida.

Uma vitória clara

Aos 33 minutos de jogo, Andriy Yarmolenko apontou o primeiro golo da formação de leste. O jogador do West Ham, de Inglaterra, recebeu um passe longo de Malinovsky e fez, com classe, um ‘chapéu’ ao guarda-redes escocês, naquele que foi o golo da noite. O jogador de 32 anos tem 45 golos pela seleção e aproximou-se dos 48 de Andriy Shevchenko, melhor marcador da história da seleção.

No arranque da segunda parte, o ponta-de-lança ‘encarnado’ Roman Yaremchuk fez o 2-0 e festejou efusivamente com os adeptos ucranianos que se deslocaram a Glasgow.

Aos 79 minutos, a Escócia reduziu por intermédio de Callum McGregor, num lance em que o médio defensivo do Shakhtar Donetsk Taras Stepanenko ainda cortou, mas já para lá da linha de golo.

Apesar das oportunidades para sentenciar a partida, a Ucrânia apenas fechou o resultado já no final do tempo de compensação concedido pelo árbitro holandês Danny Makkelie, com um tento apontado por Artem Dovbyk.

Duelo com o país de Gales

Na final do caminho A dos ‘play-offs’ europeus de acesso ao Qatar, a equipa ucraniana vai a Cardiff disputar o apuramento com o País de Gales. O jogo acontecerá no domingo, às 17h00.

A Ucrânia apenas por uma ocasião, em 2006, marcou presença num Campeonato do Mundo, no qual atingiu os quartos de final, e procura repetir o feito numa altura particularmente simbólica para o país. A seleção do País de Gales só perdeu uma vez ao longo da qualificação e, no primeiro jogo do play-off, realizado em março, venceu por 2-1 a Áustria. A equipa galesa é rigorosa na organização defensiva e forte nas transições, explorando a velocidade de Gareth Bale e Daniel James.

A formação ucraniana terá de conseguir igualar a intensidade física do adversário e esperar que a qualidade técnica de jogadores como Yarmolenko e Zinchenko possa fazer a diferença e trazer um sorriso a toda uma nação ucraniana.

O vencedor do jogo entre País de Gales e Ucrânia irá integrar o grupo B da fase final do Mundial, juntamente com Inglaterra, Irão e Estados Unidos. Recorde a distribuição das equipas pelos grupos da competição.

Artigo editado por Filipa Silva