A forma mais rápida de percorrer os 135 quilómetros que separam Monção do Porto é de carro. Mas os custos são avultados se o uso for individual. Assim, foi criado há sete anos um grupo no Facebook de partilha de carro. É usado sobretudo por estudantes ainda sem carta ou veículo próprio. Basta enviar uma mensagem e esperar pela resposta. Foi o que fez o Luís Varela: hora acertada, ponto de encontro no centro de Monção e mala na mão.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial de que o JPN é parceiro e que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo – este mês dedicado à forma como os jovens se deslocam – foi emitido a 4 de junho na Antena 1, parceira do projeto, e pode ser ouvido aqui.

Neste programa participaram Daribell Seijas, Diana Duarte e Gonçalo Augusto do Instituto Politécnico de Viseu; Ana Sofia Cunha, Filipe Torres, Gonçalo Martins e Lara Alves, da Escola Superior de Comunicação Social; Lara Castro, Leonor Couto e Luis Varela, da Universidade do Porto; Carolina Piedade, Márcia Martins, Carlota Silva e Neuza Moreira da Universidade Autónoma de Lisboa. A apresentação é de Vanessa Pinto, da Universidade Autónoma de Lisboa. A coordenação e edição é de Miguel van der Kellen, da Universidade Autónoma de Lisboa e Francisco Sena Santos, jornalista da Antena 1 e Professor da Escola Superior de Comunicação Social.