Foram registadas cerca de 2 milhões de entradas em Matosinhos durante as três semanas de festa, comunicou a Câmara Municipal.

A decoração floral da Igreja Matriz atraiu milhares a Matosinhos. Foto: Francisco Teixeira/CM Matosinhos

As Festas do Senhor de Matosinhos, que chegaram ao fim este domingo, levaram um número recorde de visitantes à cidade. De acordo com a Câmara Municipal de Matosinhos, foram registadas cerca de 2 milhões de entradas durante as três semanas de festa.

A celebração, que decorreu entre os dias 20 de maio e 12 de junho, recebeu os visitantes atraídos “pela fé, devoção ou pela saudade de celebrar a romaria”, refere o município matosinhense que aponta também “a ornamentação de flores naturais da Igreja Matriz em homenagem ao Bom Jesus de Matosinhos” como um dos motivos de maior atração das festas. A decoração é feita por dezenas de voluntários que na sua maioria são mulheres de todas as idades. São ornamentados o altar-mor e os oitos altares laterais.

Durante o período de festa, as ruas da cidade voltaram a ter as tradicionais iluminações do Senhor de Matosinhos, também ao longo das três semanas aconteceram exposições e concertos. Além do regresso dos divertimentos, da feira de artesanato e da louça, voltou este ano a procissão e a missa solenes, o desfile de bandas e fanfarras e o fogo dos bonecos.

A romaria com mais de 700 anos de história, regressou este ano, após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19.

Artigo editado por Filipa Silva