Com o regresso às aulas e o consequente aumento da procura, tanto no Metro do Porto como na STCP entram em vigor os horários de inverno. Metro vai manter frequência de 15 minutos na linha do Aeroporto. Máscaras já não são obrigatórias.

Obra da nova Linha G está estimada em 110 milhões de euros.

Esperado aumento da procura pelos transportes públicos a partir de 12 de setembro. Foto: Hugo Moreira/JPN

Com as férias escolares a chegarem ao fim – a maioria das escolas do país retoma a atividade na próxima semana – os transportes públicos aumentam a oferta para responder ao previsível incremento da procura.

No caso do Metro do Porto, os horários de inverno entram em vigor já no próximo domingo, dia 11 de setembro. A empresa informa que os novos horários retomam no essencial a oferta que estava em prática antes do verão, mas apresenta algumas novidades.

Uma delas visa a linha violeta, que liga o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ao centro do Porto, e que este verão sofreu uma enorme procura. A frequência das composições que fazem este percurso vai continuar nos 15 minutos entre as 07h00 e as 20h00, como acontece desde junho

Ainda nesta linha, a Metro do Porto vai manter a saída alternada ora da Trindade, ora de Campanhã, rumo ao Aeroporto. Isso significa que a frequência de 15 minutos se aplica apenas à Trindade, onde param os metros também saídos de Campanhã. Já nesta estação, o metro com destino ao Sá Carneiro sai de meia em meia hora.

Na linha amarela, que liga o Hospital de São João, no Porto, a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, a meta traçada pela empresa é a de chegar às 11 viagens por hora em cada sentido, também entre as 07h00 e as 20h00.

Em relação aos fins de semana, a Metro do Porto assegura um “reforço” em toda a rede, referindo em particular as linhas verde (Campanhã-ISMAI) e vermelha (Estádio do Dragão-Póvoa de Varzim) que vão ter mais frequência aos domingos.

Com uma média de 5 milhões de clientes por mês, o Metro do Porto diz estar a atingir os níveis de passageiros que registava em 2019, antes da pandemia.

STCP também com novos horários

O regresso às aulas serve também à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para fazer regressar os horários habituais.

O aumento de frequência aplica-se, segundo a empresa, a “um grande número de linhas de autocarro” cuja frequência vai ser particularmente reforçada “nos horários aproximados à abertura e encerramento dos estabelecimentos de ensino.”

Uma novidade deste mês tanto para quem viajar de metro como para quem o fizer de autocarro é que já não vai ser obrigatório o uso de máscara, por decisão do Governo a 25 de agosto, promulgada no dia seguinte pelo Presidente da República.

Os novos horários do Metro do Porto e da STCP estão disponíveis online, nos respetivos sites.