Depois de quatro anos de portas abertas aos clientes, e a poucos dias da reabertura do histórico Mercado do Bolhão, o mercado temporário vai encerrar a atividade este sábado. Momento será assinalado com a transferência de uma figura religiosa querida aos comerciantes do Bolhão: a Nossa Senhora da Conceição vai regressar ao nicho da entrada principal do mercado, na Rua Formosa.

A Nossa Senhora da Conceição acompanhou os comerciantes do Bolhão para o Mercado Temporário. Vai regressar à morada original. Foto: Filipa Brito/CM Porto

O Mercado Temporário do Bolhão, em funcionamento desde maio de 2018 no Centro Comercial La Vie, no Porto, vai encerrar este sábado, depois de ter servido durante quatro anos de abrigo aos comerciantes do histórico mercado do Bolhão, enquanto este espaço esteve fechado para obras de restauro e modernização.

Com a abertura de portas do renovado Bolhão marcada para 15 de setembro, os comerciantes vão deixar as bancas, lojas e restaurantes que ocuparam para se reinstalarem na morada original, localizada a uma centena de metros.

De forma simbólica, para assinalar a transferência, a partir das 10h00 deste sábado (10), os comerciantes vão transportar para o seu local original a Nossa Senhora da Conceição, que desde 1968 estava no nicho da entrada principal do Bolhão, na Rua Formosa. 

“A Nossa Senhora da Conceição do Bolhão foi encomendada por um grupo de vendedoras do mercado ao arquiteto Bernardino Basto Fabião (1912-1998), tendo para isso contado com o apoio financeiro da Câmara Municipal do Porto”, esclarece a autarquia em comunicado. 

Ainda de acordo com a câmara portuense, foram cerca de 6,5 milhões as pessoas que visitaram o Mercado Temporário do Bolhão ao longo dos quatro anos em que esteve em laboração.