Conhecer outras línguas, gentes, hábitos. Outras formas de vida. Para tudo isso serve o programa Erasmus que este ano completa 35 anos de vida. Ouvimos nesta reportagem o testemunho de três jovens que vão ficar ligados ao programa: a primeira embarca este ano para Roma, os outros dois terminaram a experiência este ano.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial de que o JPN é parceiro e que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo – este mês dedicado à forma como aos jovens e ao ensino – foi emitido a 3 de setembro na Antena 1, parceira do projeto, e pode ser ouvido aqui.

Neste programa do REC participaram Mafalda Cunha, Hugo dos Santos e Beatriz Coutinho, da Universidade do Porto; Mafalda Teixeira, Mariana Madeira, Mariana Teles, Inês Monteiro, Madalena Paredes, Inês Policarpo, Miguel Frazão e Rita Vassalo, da Escola Superior de Comunicação Social. A apresentação é de Mafalda Cunha, da Universidade do Porto. A edição é de Ana Pinto Martinho, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. A coordenação é Francisco Sena Santos, jornalista da Antena 1 e Professor da Escola Superior de Comunicação Social. A pós-produção é de Duarte Ferreira da Universidade do Porto e Miguel van der Kellen, da Universidade Autónoma de Lisboa.