O Observatório de Ciberjornalismo da Universidade do Porto abriu as candidaturas da 15.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo que, todos os anos, procuram reconhecer o que de melhor se faz em Portugal na área do jornalismo online.

Estão abertas as candidaturas aos Prémios de Ciberjornalismo 2022 do Observatório de Ciberjornalismo da Universidade do Porto. Até ao dia 30 de setembro, jornalistas e estudantes de jornalismo, a título individual, ou responsáveis editoriais em nome de órgãos de comunicação social nacionais, regionais, locais ou académicos, podem candidatar trabalhos a uma das sete categorias a concurso.

Os prémios vão ser atribuídos nas tradicionais categorias: Última Hora, Reportagem Multimédia, Narrativa Vídeo Digital, Narrativa Sonora Digital, Infografia Digital, Ciberjornalismo de Proximidade e Ciberjornalismo Académico.

Haverá ainda lugar ao prémio de Excelência Geral em Ciberjornalismo, que visa distinguir o site noticioso que mais se tenha destacado na “excelência do conteúdo, interatividade, multimedialidade, design, usabilidade e ferramentas de comunidade.”

Nesta categoria, a escolha é feita diretamente pelo júri. Nas restantes, serão selecionados três trabalhos finalistas que vão estar sujeitos a uma votação online do público. Em cada uma destas categorias há lugar, no final, a um vencedor determinado pelo júri e outro (que pode coincidir) escolhido pelo público.

Os vencedores dos Prémios de Ciberjornalismo 2022 vão ser anunciados no dia 26 de outubro, durante o VII Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que este ano vai ter lugar na Casa de Pernambuco, no Porto.

Na última edição dos prémios, o jornal “Público” foi o que mais distinções angariou, tanto do júri como do público. A Rádio Renascença, a Mensagem de Lisboa, a Divergente e o ComUM Online viram também ser premiados trabalhos seus.

O regulamento dos prémios, atribuídos desde 2008, está disponível online, a par do formulário de candidatura.