Promovido pela Câmara Municipal do Porto, o projeto "Good Food Hubs" foi apresentado esta quinta-feira, na Asprela. O polo universitário servirá de zona piloto para a implementação da iniciativa que quer tornar mais sustentável, saudável e próximo o sistema de alimentação na cidade, colocando o público em contacto com produtores locais.

O vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, e o produtor da BioGoods, Jorge Santos, presentes na apresentação, ajudam-nos a perceber mais sobre este projeto, integrado no Asprela +Sustentável, e que envolve cinco instituições: o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a Universidade Portucalense, as faculdades de Desporto e de Psicologia da Universidade do Porto e a UPTEC).

Serão estas instituições a assegurar os espaços temporários (HUB) para a interação entre consumidores e produtores locais, com uma frequência quinzenal.

O site da iniciativa já está online. Quanto à aplicação que vai facilitar “a gestão de encomendas e a comunicação entre consumidores e produtores/distribuidores”, está ainda em desenvolvimento, mas já é possível aos interessados deixarem um contacto na plataforma.

“Este projeto torna mais fácil o acesso a alimentos frescos, de qualidade, saudáveis, de proximidade e a preços justos e, ao mesmo tempo, incentiva a práticas agrícolas sustentáveis, de modo a proteger os solos, aumentar a biodiversidade e contribuir para a descarbonização da sociedade”, refere a autarquia do Porto em comunicado.

O promotor assegura também que além de aproximar quem produz de quem consome, o Good Food Hubs vai incluir a realização de eventos em parceria com as instituições envolvidas. Vão ser dinamizados “workshops, palestras, conferências e outros eventos”, e vão ser introduzidos, segundo a câmara, “critérios de sustentabilidade nas cantinas universitárias daquela zona”, além de se “potenciar o apoio de projetos de investigação associados ao sistema alimentar.”

Esta reportagem foi realizada no âmbito da disciplina de AIJ Rádio – 3º ano