FC Porto mostrou-se superior e venceu o Portimonense por duas bolas a zero. Os responsáveis pelos golos foram Otávio e Pepê. Benfica fica a três pontos de distância antes do dérbi de dia 21.

Dois golos sem resposta valeram três pontos ao FC Porto. Foto: FC Porto/Facebook

O Estádio Municipal de Portimão recebeu, este sábado, o jogo da 9.ª jornada da Primeira Liga entre o Portimonense SC e o FC Porto.

A equipa portista foi, indubitavelmente, superior e venceu os guerreiros do sul, com dois golos distribuídos entre a primeira e a segunda partes do jogo.

Com este resultado, o Portimonense desceu na classificação para o sétimo lugar, em igualdade pontual com o Estoril e o Boavista. Já o FC Porto fica isolado em segundo lugar à condição (o Sp. Braga joga este domingo com o Chaves e pode ainda alcançar os dragões), e fica a três pontos do líder SL Benfica.

Dragão chega à vantagem aos 22′

Após 12 minutos de jogo, em que nenhuma das equipas conseguiu chegar perto das balizas, surgiu a primeira oportunidade de golo para o FC Porto. Foi aos 17 minutos, com um remate rasteiro perigoso de Uribe desviado pelo guarda-redes do Portimonense.

Pouco tempo depois, ao minuto 22, Otávio marcou o primeiro golo da partida. Rodrigo Conceição cruzou da direita para o interior da área. O número 25 do FC Porto amorteceu de peito para Evansilon e o brasileiro devolveu a bola ao médio dos dragões que assim marcou o seu primeiro golo da época no campeonato nacional.

Do lado do Portimonense, numa tentativa de empatar o jogo, depois de um cruzamento da direita, Rui Gomes apareceu sozinho ao segundo poste aos 24 minutos, mas o remate saiu por fora da baliza.  

Dez minutos depois, surge uma nova oportunidade de golo para os azuis e brancos e foi Evanilson quem rematou à entrada da grande área. No entanto, a bola acabou por passar ao lado da baliza do Portimonense. 

À passagem do minuto 39, Nakamura efetuou uma grande defesa a um remate de Taremi já na grande área. 

Terminada a primeira parte, a equipa de Sérgio Conceição assegurou vantagem por uma bola a zero sobre a equipa de Paulo Sérgio.

Equipa portista chega ao segundo golo

Os lances dignos de nota na segunda parte começaram aos 52 minutos, com um remate de Eustáquio ainda de muito longe, com Nakamura defender.

Apenas um minuto depois, os dragões aumentaram a vantagem com um golo de Pepê, na sequência de um erro da equipa do Portimonense na saída de bola, que permitiu que o FC Porto recuperasse a bola junto à grande área.

Taremi avançou pelo lado esquerdo, passando a bola para o brasileiro que finalizou, com um toque subtil, por cima de Nakamura.

Aos 70 minutos, Luquinha efeutou um remate, na direita e de fora da área, que passou por cima da baliza do guarda-redes Diogo Costa. Apenas seis minutos depois, Yago acerta na trave de baliza aberta após um primeiro remate de Ricardo Matos, desperdiçando uma oportunidade de golo para o Portimonense. 

Pouco depois, surgiu uma nova hipótese para Yago, que remata na área, mas por cima da baliza, com Diogo Costa ainda a desviar o pontapé do atacante brasileiro. 

Já no tempo extra, aos 91 minutos, Toni Martínez recuperou a bola na ala direita do ataque e encaminhou-se para a grande área, tendo sido derrubado por Gonçalo Costa. O árbitro Manuel Mota apontou para a marca da grande penalidade, mas acabou por rever a decisão após ouvir o VAR, uma vez que a falta foi cometida fora da grande área.

O jogo terminou com uma vitória tranquila dos dragões, num encontro em que a equipa de Sérgio Conceição se mostrou superior ao Portimonense em vários os aspetos, nomeadamente, no número de remates à baliza, na posse de bola e na precisão dos passes. 

Conceição: “A equipa continua a crescer”

Na conferência de imprensa, o treinador do FC Porto afirmou que o resultado reflete “um triunfo justo’’ da sua equipa que teve o “controlo do jogo”. Porém, o técnico considerou também que o FC Porto deveria “ter tido outra competência em alguns momentos do jogo”.

Para Sérgio Conceição, “a equipa continua a crescer” e que, por isso, as coisas se “tornam mais fáceis”.  

O treinador azul e branco está com a mente no próximo jogo contra o Leverkusen que será preparado “da melhor forma”.

Paulo Sérgio: “Temos muita responsabilidade nos golos”

Já Paulo Sérgio referiu que o que o deixa mais desagradado é que “perante uma prestação boa ou muito boa, contra uma equipa desta valia, com coragem, determinação, chegada à área contrária, momentos bem trabalhados”, o Portimonense acaba a perder o jogo.

Relativamente aos golos sofridos, o treinador da equipa alvinegra afirmou que o primeiro “foi uma anedota” e que o segundo foi “muito consentido” pela parte do Portimonense. 

O treinador terminou a conferência a dizer que a equipa vai “procurar somar pontos” no próximo jogo. 

O Portimonense prepara agora o próximo encontro para a Taça de Portugal com o Vilaverdense, no próximo dia 16 de outubro. Já o FC Porto jogará na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, com o Leverkusen para a Liga dos Campeões. 

Já para o campeonato, o Portimonense vai a casa do Rio Ave a 24 de outubro e o FC Porto recebe o SL Benfica no Estádio do Dragão, no dia 21 de outubro. 

Artigo editado por Filipa Silva