Dragões foram ao BayArena e venceram o Leverkusen por 0-3, com um golo de Galeno e dois penáltis de Taremi. Na baliza, Diogo Costa também esteve em evidência.

bola no relvado

Diogo Costa foi uma das figuras da partida. Aos 16 minutos, o guardião portista negou o empate ao Leverkusen. Foto: Janosch Diggelmann/ Unsplash

No jogo de estreia na Liga dos Campeões de Xavi Alonso como técnico do Bayer Leverkusen – Gerardo Seoane foi demitido depois da derrota da semana passada no Dragão -, o FC Porto foi ao estádio da equipa alemã vencer por três bolas a zero, colocando-se assim mais próximo do apuramento para a próxima fase.

Em jogo a contar para a 4.ª jornada do grupo B, os dragões maracaram cedo, na primeira parte, e dilataram o resultado na segunda, com dois penáltis marcados por Taremi.

Relativamente ao jogo anterior dos dragões para o campeonato nacional frente ao Portimonense, o onze inicial sofreu três alterações: Rodrigo Conceição, Wendell e Evanilson deram lugar a João Mário, Zaidu e Galeno.

Com este resultado, o FC Porto isola-se no segundo lugar do grupo B, enquanto o Leverkusen permanece na última posição.

Dragões inconsistentes, mas com vantagem

Logo ao quarto minuto do jogo, o Leverkusen conduziu a primeira jogada de perigo da partida, mas a bola acabou nas mãos de Diogo Costa. 

Do lado do FC Porto, apenas dois minutos depois, Galeno fez o 0-1. Na sequência de um passe longo de Diogo Costa, o avançado ganhou nas costas de um defesa, entrou na área e rematou com o pé direito, com a bola a entrar junto à base do poste esquerdo, sem qualquer hipótese para o guarda-redes do Leverkusen.

Aos 15 minutos de jogo, o árbitro István Kovács mostrou um amarelo a Bakker. O VAR reverteu a decisão e, além disso, ordenou a marcação de um penálti contra o FC Porto. Demirbay atirou para a esquerda de Diogo Costa, mas o português adivinhou o lado e voltou a estar em evidência ao defender novamente uma grande penalidade contra a equipa alemã.

Já da parte do Leverkusen, aos 16 minutos com a assistência de Mitchel Bakker, Moussa Diaby rematou com o pé esquerdo de fora da área, mas o remate foi defendido por Diogo Costa.

À passagem do minuto 26, iniciou-se o período de maior pressão da equipa da casa, porém, sem causar perigo para a baliza do FC Porto. Após o primeiro golo, a equipa portista recuou alguns metros e defendeu mais perto da sua área, mas com segurança.

No minuto 32, devido a uma falta dura sobre Demirbay, João Mário viu um cartão amarelo que o vai impedir de jogar com o Brugge, na próxima jornada.

Passados três minutos, Diaby penetrou a área, cruzou rasteiro, mas ninguém apareceu a finalizar ao segundo poste. A bola sobrou para Hudson Odoi que atrasou para Adli. O extremo concretizou, mas o golo foi anulado pelo VAR, visto que a bola desviou no braço de Schick. O resultado manteve-se em 0-1.

A equipa do Leversuken continuou resiliente e desperdiçou mais uma oportunidade de golo aos 40 minutos. O remate de fora da área de Kossounou passou por cima da barra da baliza de Diogo Costa.

Terminada a primeira parte, a equipa de Sérgio Conceição recolheu aos balneários com uma vantagem de uma bola a zero sobre a equipa da Alemanha.

Azuis e brancos reforçam resultado com dois penáltis

O primeiro lance da segunda parte deu-se ao minuto 49. Diaby cruzou para Adli que rematou, mas Fábio Cardoso cortou a bola junto da baliza.

Já do lado do FC Porto, aos 52 minutos, na sequência de um livre, Galeno foi derrubado já na área, mas o árbitro assinalou livre. O VAR analisou o lance e alterou a decisão para a marcação de um penálti para os dragões. Taremi rematou para o meio da baliza e fez o 0-2 para a equipa de Sérgio Conceição.

Apenas 11 minutos depois, Galeno ganhou na velocidade a Kossounou, caiu na área e foi assinalado, mais uma vez, penálti para o FC Porto. O iraniano não desperdiçou a oportunidade e, apesar de Hrádecky ainda ter adivinhado o lado, a bola bateu no ferro e entrou na baliza, o que aumentou a vantagem para a equipa portista para três bolas a zero.

Ao minuto 66, Galeno recuperou a bola e cruzou para Evanilson que estava em excelente posição para marcar, mas falhou o desvio.

No último quarto de hora da segunda parte, Diaby ganhou a frente a David Carmo, aguentou a carga do central portista e a bola sobrou para o remate de Schick, mas a bola saiu perto do poste da baliza do FC Porto.

Momentos depois, o Leverkusen teve mais uma oportunidade falhada por Hincapié, que chegou à frente, rematou de fora da área, mas a bola saiu ao lado.

No minuto 80, o FC Porto teve uma boa jogada, mas o cruzamento de Pepê saiu direto para as mãos de Hrádecky. No lance seguinte, Diaby cortou para o meio e rematou para a baliza de Diogo Costa que acabou por defender o remate.

O jogo terminou com uma vitória dos dragões num ambiente de festa protagonizado pelos cerca de 1.700 adeptos portistas, que foram à Alemanha apoiar a equipa. Duas figuras saem com particular destaque da partida. Galeno, considerado pela UEFA o “homem do jogo”, pelo golo que marcou e por ter estado no centro das duas grandes penalidades que deram ao FC Porto a oportunidade de dilatar o resultado (isto, depois de ter passado quatro jogos como suplente).

E Diogo Costa, que evitou o empate dos alemães, num momento que podia ter determinado uma alteração no curso do jogo.

Apesar do Leverkusen ter tido mais posse de bola e maior precisão nos passes, não foi o suficiente para vencer e, neste momento, encontra-se em último lugar no grupo B, com três pontos.

FC Porto é segundo com seis, menos quatro do que o líder, Club Brugge, que foi a Madrid empatar a zeros com o Atlético.

Sérgio Conceição: ‘’Podíamos ter feito melhor na primeira parte‘’

Sérgio Conceição afirmou, na flash interview, que a equipa portista podia ‘’ter feito melhor na primeira parte’’. Já na conferência de imprensa, disse que ‘’a equipa está de parabéns’’, ‘’fez o que foi pedido’’ e que teve ‘’um espírito fantástico perante um adversário difícil’’.

Além do mais, acrescentou que ‘’foi um jogo competitivo’’ com um resultado, na sua opinião, um ‘’pouco exagerado, para aquilo que é a qualidade do Leverkusen’’.

Xabi Alonso: “Na Champions, os erros pagam-se caros”

O novo técnico dos alemães também considerou que a equipa não “merecia” o resultado. Para o técnico, o jogo “foi uma lição” para a sua equipa. “Um dia penoso” que resultou de culpas próprias: “Na Champions, os erros pagam-se caros”, analisou Alonso.

O FC Porto prepara agora os próximos encontros. Para a Taça de Portugal, vai jogar com o Anadia, no próximo domingo (16) e, para o campeonato, com o SL Benfica, no dia 21 de outubro.

Para a Liga dos Campeões, no dia 26 de outubro, o FC Porto visita a casa do Club Brugge e o Leverkusen joga no Estádio Cívitas Metropolitano, contra o Atlético Madrid.

Artigo editado por Filipa Silva