A poucos minutos de começar a final do concurso Bloom, na Alfândega do Porto, os modelos já estão em fila, no backstage, à espera dos retoques finais antes da passagem para o lado de lá. A beleza trabalha-se ao pormenor na antecâmara da passerelle.

Quem assiste aos desfiles do Portugal Fashion, com os modelos cuidadosamente alinhados a caminharem calmos e resolutos na passerelle, talvez não imagine o trabalho que acontece nos bastidores. Lá, tudo é pensado ao detalhe, porque minutos depois serão captados todos os pormenores do coordenado. 

Para que tudo corra bem, há uma enorme equipa na antecâmara dos desfiles, desde responsáveis pelos cabelos, maquilhagens, fittings, entre outros. O backstage a que o JPN teve acesso foi o do concurso Bloom deste ano, na Alfândega do Porto, onde os profissionais envolvidos têm mais espaço de trabalho.

Fora dos holofotes, o movimento é notório, mas a calma predomina. Os looks estão montados e separados com os nomes dos modelos. Apesar do atraso para o início do desfile, os modelos aguardam, calmamente, a sua vez para serem maquilhados ou
penteados. 

A concentração é fundamental, sobretudo, por parte dos modelos que têm que ser manter quietos durante o tempo que for necessário. Alguns modelos conversam, outros aguardam silenciosos. O grande momento está quase a acontecer. 

Alguns trabalhos artísticos desenvolvidos por estes profissionais exigem grande técnica, tempo e talento. Os cabelos merecem especial atenção. Os looks mais irreverentes captam muitas vezes a atenção de profissionais e modelos que observam como tudo se faz. 

No caso da modelo que se vê nas fotografias, o processo, delicado, começou quando ainda faltavam 4h30 para a realização do desfile. 

De volta à preparação do Bloom, o entusiasmo e a ansiedade misturam-se. Com o relógio a contar os últimos segundos antes do desfile, há entreajuda, tanto entre designers como entre modelos. O importante é que o desfile se realize sem falhas.

Finalmente, os modelos são alinhados, entre chamadas e berros. Últimos retoques de maquilhagem, arranjos no cabelo, há laca por todo o lado. O desfile começa, mas nos bastidores aquele ambiente continua. Há que preparar o próximo desfile. Ali, até ao último desfile, o espetáculo tem de continuar. 

Artigo editado por Filipa Silva