O Palácio da Bolsa foi o palco principal dos desfiles do Portugal Fashion no terceiro dia, mas não o único. Pé de Chumbo, Marques’Almeida, Gonçalo Peixoto e Luís Onofre foram os nomes que marcaram a tarde e a noite.

O penúltimo dia do Portugal Fashion teve no Palácio da Bolsa do Porto o epicentro da atividade, mas nesta versão descentralizada do evento houve espaço para uma escala no Silo Auto, onde a dupla Marques’Almeida apresentou, pela primeira vez, uma coleção de criança de sua autoria.

Pé de Chumbo, Decenio e Luís Onofre foram outras marcas em destaque na lista de apresentações desta sexta-feira.

A paleta de cores da Pé de Chumbo

O desfile da Pé de Chumbo começou de forma suave. A música, as cores e o andamento do desfile eram difusos. Na coleção “Sugar”, os traços clássicos da designer Alexandra Oliveira e do seu trabalho fio a fio voltaram a evidenciar-se. As peças continuam a ser fruto de um processo artesanal único que lhes atribui uma identidade inconfundível no mundo da moda.

Durante a apresentação, houve uma mudança. Das cores neutras e fios metalizados passou-se a uma explosão de cores. Rosas, roxos e laranjas foram os tons da paleta que saltaram aos olhos dos espectadores, em peças mais leves da criação da designer.

Marques’Almeida, uma coleção para todos 

Depois de uma primeira parte do dia concentrada no Palácio da Bolsa, onde além da coleção de Pé de Chumbo desfilaram coleções de três designers africanos convidados pelo projeto CANEX e ainda Susana Bettencourt, o Portugal Fashion mudou de paisagem.

O parque de estacionamento do Silo Auto, no centro do Porto, foi a segunda localização do dia. Foi lá que a dupla Marques’Almeida apresentou a sua mais recente coleção. A representatividade e a inclusão continuam a ser conceitos que a dupla mostra a todos os que assistem e procuram as suas coleções.

Novidade foi a apresentação, pela primeira vez, de uma coleção de criança da marca num desfile, o que a tornou o ponto principal da apresentação. A marca, que já criava peças infantis, apostou, nesta edição do Portugal Fashion, em expô-las ao público.

As peças não fogem aos traços da marca. A aposta nas cores e a ganga não faltaram na apresentação. Também em destaque, as botas. De cano alto ou cano baixo, o calçado colorido não passou despercebido ao olhar de quem assistia. As mangas abalonadas e os sutiãs também mereceram realce.

A brisa da Decenio por Gonçalo Peixoto

No término do desfile de Marques’Almeida, o público do Portugal Fashion teve de voltar ao Palácio da Bolsa para a apresentação seguinte.

Depois de ter estado na capital portuguesa durante o ModaLisboa, onde apresentou a sua coleção individual da coleção primavera/verão 2023, o designer portuense, Gonçalo Peixoto, apresentou no Porto a coleção que realizou em parceria com a marca Decenio.

Em conversa com o JPN, o criador revelou que a ideia era trazer uma “nova brisa à Decenio”, além claro, do seu cunho pessoal  para a marca. Uma ideia da interpretação da mulher Decenio pelo designer.

Na coleção apresentada, a ousadia de Gonçalo Peixoto refletiu-se nas peças mais clássicas da Decenio. As cores fortes e vibrantes, que já são traço marcado do criador, voltaram a aparecer nos diferentes coordenados e tecidos. 

A parceria garante um rejuvenescimento à marca e atrai um público mais jovem. 

O jardim do Éden de Luís Onofre

No último desfile, passeiam os sapatos de Luís Onofre. Sobre a passadeira branca que foi estendida, saem realçados os produtos do trabalho do criador.

A coleção para as estações mais quentes do próximo ano é abundante em cor. Os saltos exibiram um formato de diamante e alternaram entre as sandálias e os sapatos fechados, alguns com transparência. Indo ao encontro de uma tendência em crescimento, as plataformas também não foram excluídas da seleção.

Além de sapatos altos, a apresentação também incluiu botas e sapatos rasos.

Num ambiente de euforia, mas também de cansaço, acabou o terceiro dia de Portugal Fashion no Palácio da Bolsa. Os últimos desfiles encerraram, como é da praxe, com o público a aplaudir de pé na véspera do dia de encerramento do evento. O Portugal Fashion encerra este sábado e conta na programação com desfiles de Alexandra Moura, Miguel Vieira e Diogo Miranda, entre outros.

Artigo editado por Filipa Silva