A terceira eliminatória da Taça de Portugal ficou marcada pela eliminação em massa de equipas da primeira às mãos de clubes de outras divisões. Sporting, Boavista e Rio Ave foram três dois oito clubes da Primeira Liga que viram a passagem pela prova-rainha reduzida a pouco mais de 90 minutos.

Varzim bateu o Sporting por 1-0 no Estádio Cidade de Barcelos Facebook do Varzim Sport Club

É, na verdade, um dos atrativos da Taça de Portugal. A partir da terceira eliminatória, as equipas de divisões inferiores podem enfrentar clubes da Primeira Liga e jogos há em que esta espécie de recreação do confronto entre David e Golias resulta no derrube do gigante. O caso costuma ser excecional, mas neste fim de semana o fenómeno aconteceu nada menos que oito vezes, na terceira eliminatória desta edição (22/23) da Taça de Portugal. 

Num fim de semana em que os outros dois “grandes” Futebol Clube do Porto e Benfica venceram os seus confrontos com maior ou menor dificuldade (o Porto eliminou o Anadia sem dificuldade por seis bolas a zero, enquanto o Benfica derrotou nos penáltis um Caldas SC em nada inferior aos encarnados), o Sporting foi empurrado para fora da Taça de Portugal pelo Varzim Sport Clube, da Liga 3. 

O jogo travado no Estádio Cidade de Barcelos ficou decidido aos 69 minutos, quando João Faria, da equipa poveira, marcou o único golo da partida, não dando hipótese a Franco Israel de defender. O jogo estendeu-se até aos 96 minutos, mas a equipa do Sporting não foi capaz de igualar o marcador, acabando eliminado da Taça de Portugal ao primeiro jogo. Não é a primeira vez que o Sporting é eliminado à primeira nos últimos anos. Já em 2019, sob o comando de Silas, a equipa dos leões caiu da prova-rainha às mãos do Alverca, na altura, do Campeonato de Portugal.

Boavista também deixa competição

Umas horas antes, no Estádio de Machico, na Madeira, também o Boavista via terminada a sua passagem pela Taça de Portugal. A equipa dos axadrezados foi derrotada pelo Machico por 1-0, com golo da autoria de Roberto Gouveia ao minuto 45+1. A equipa madeirense que ocupa o 9.º lugar do Campeonato de Portugal manteve o resultado durante a segunda parte e assegurou a passagem à quarta eliminatória da competição.

O Rio Ave acabou por ser derrotado pelo Futebol Clube Oliveira do Hospital, mesmo tendo inaugurado o marcador aos 25 minutos de jogo. As duas equipas partiram para o prolongamento empatadas a duas bolas, mas, ao minuto 116, Patrick marcou o golo que deu a vitória ao clube do distrito de Coimbra. 

Em Vila Nova de Gaia, coube ao Valadares Gaia do Campeonato de Portugal a tarefa de eliminar o GD Chaves. O golo decisivo surgiu de uma grande penalidade aos 113 minutos. Pio Júnior, que entrou no jogo aos 62′, foi o autor do golo que encerrou o marcador e garantiu a passagem do clube do Campeonato de Portugal à quarta eliminatória da Taça.

O Vitória FC, da Liga 3, eliminou da competição o Paços de Ferreira por 2-0. A derrota contra o coletivo setubalense conduziu ao despedimento de César Peixoto, técnico do Paços, anunciado na noite do jogo.

Ao longo do fim de semana também o Santa Clara viu a sua passagem pela Taça de Portugal reduzida a um jogo, quando foi derrotado pelo Tondela, finalista da edição anterior da prova-rainha (batido pelo FC Porto) e atualmente na sexta posição da Segunda Liga. Por último, o Länk Vilaverdense do Campeonato de Portugal derrotou o Portimonense por duas bolas a zero e o Marítimo foi eliminado pelo Mafra – que na edição passada da Taça chegou à meia-final – por 4-2.

Das 32 equipas apuradas para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, apenas dez são da primeira divisão. Seguem em competição oito equipas da Segunda Liga, seis da Liga 3 e oito do Campeonato de Portugal. O sorteio da quarta eliminatória está agendado para esta terça-feira (18), às 16h15, na Cidade do Futebol.

Artigo editado por Filipa Silva