A nova série da plataforma Opto foi apresentada esta segunda-feira (17) na Casa da Música, no Porto. “Santiago”, um thriller sobre um assassino em série que perpetra os crimes no Caminho de Santiago, estreia na sexta-feira (21) na plataforma de 'streaming' da SIC. O JPN assistiu à antestreia.

Antestreia da série decorreu esta segunda-feira na Casa da Música. Foto: SIC.pt

Em plena Casa da Música, no Porto, foi ao som da orquestra que arrancou a antestreia de “Santiago”, a nova aposta da Opto, que estreia na próxima sexta-feira (21). O espírito sombrio do genérico, ali interpretado ao vivo, ligou-se ao corpo misterioso da série, que conta a história de uma família que decide fazer o caminho de Santiago na esperança de se reencontrar espiritualmente e de resolver questões do passado. No caminho, a família encontra outros peregrinos de diferentes nacionalidades e todos enfrentam um grande perigo: um assassino em série.

O JPN assistiu ao primeiro episódio da trama, que promete colocar a religião em conflito com temas como a homossexualidade e o abuso de menores na Igreja. A exibição foi acompanhada no local por uma equipa de peso que incluiu elenco, realizadores, criadores, produtores e membros da direção e administração da SIC.

César Mourão, um dos guionistas e produtor da série, revelou que a ideia para este projeto surgiu durante a pandemia e questiona “até onde a religião nos pode levar a tomar uma atitude”.

A série está dividida em oito episódios que todas as quintas-feiras podem ser vistos na Opto. “Santiago” conta com um elenco de seis nacionalidades e tem a atriz Lúcia Moniz como protagonista. A atriz conta ao JPN que Anna é uma personagem construída em várias camadas e com um passado atribulado.

Bárbara Branco pertence também ao núcleo de personagens centrais desta série. A personagem Cármen, uma jovem marketeer discográfica, marca a grande estreia na SIC da atriz, para quem a forma como a história é contada é um dos pontos fortes de “Santiago”.

Norte como palco da série “Santiago”

A trama desenvolve-se no caminho pedonal entre a cidade do Porto e Santiago de Compostela. Várias cidades do norte de Portugal dão palco à nova minissérie da Opto.

A aposta na descentralização do cenário dos produtos audiovisuais portugueses foi parabenizada por Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto, que deixou ainda a mensagem de que a Opto “é um exemplo a seguir pelo Estado centralista em que vivemos”.

Durante o caminho sagrado, os peregrinos passam pelas cidades de Matosinhos, Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira. Diogo Brito, guionista da série, agradeceu às autarquias por terem confiado que a Opto se propunha a “potenciar a economia e a coesão territorial”, através da produção artística de “Santiago”.

Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, defende que “a conjugação do setor público e da indústria privada dos media é fundamental para levar o encanto e a beleza do norte de Portugal aos vários cantos do mundo”. Ricardo Valente seguiu a mesma linha de raciocínio e acrescentou que “a série serve de alavanca para a imagem do país como destino turístico”.

A escolha das cidades para cenário da série não teve por base apenas questões económicas. A ideia de que o norte “não é um lugar, é um sentimento”, defendida pelo guionista Diogo Brito, também esteve na base da escolha, por considerar que este sentimento, intrinsecamente nortenho, tem um forte impacto no desenvolvimento da história.

Opto e a aposta na ficção nacional

Cada vez mais, o entretenimento passa pelo consumo de conteúdos audiovisuais, nomeadamente, filmes e séries, e Portugal não é exceção.

Embora, ao longo dos anos, a indústria de ficção portuguesa tenha apostado maioritariamente nas telenovelas, essa é uma tendência que parece estar a sofrer alterações.

A plataforma de streaming Opto, da SIC, quer contribuir para essa mudança. Lançada em 2020, foi pioneira na matéria, e aproxima-se do seu público, permitindo-lhe uma maior liberdade de escolha dos conteúdos. “Santiago” é apenas mais um nome no já vasto catálogo da plataforma. “Esperança”, “Volto Já” e “Futre, O Primeiro Português” são alguns dos exemplos que têm contribuído para o objetivo.

Em conversa com o JPN, Daniel Oliveira, diretor geral de Entretenimento da SIC, afirma que o intuito da Opto é contar histórias com qualidade e ambição, e que “Santiago” segue esse pressuposto.

Esta aposta na ficção nacional pretende fazer evoluir a qualidade cinematográfica e narrativa dos conteúdos portugueses. No entanto, Francisco Pedro Balsemão, apela à necessidade de não comparar tudo aquilo que é feito dentro do país com o que é feito ao nível internacional: “Nós temos de ter orgulho naquilo que nós temos”, afirmou na ocasião.

A nova série da Opto “Santiago” pode ser vista a partir de sexta-feira (21) na plataforma de streaming da SIC.

Artigo editado por Filipa Silva