A prova de 42 quilómetros começa na Via do Castelo do Queijo, junto ao Sea Life Porto, e termina no Queimódromo, num percurso dividido entre Matosinhos e o Porto. Os condicionamentos de trânsito começam às 00h01 de domingo. Entre as 07h00 e as 16h00, mais de cem arruamentos vão estar interditos ao trânsito.

A 18.ª edição da Maratona do Porto vai contar com atletas de 67 nacionalidades. Foto: D.R./Runporto

Este domingo, 6 de novembro, a Maratona do Porto volta a sair às ruas da Invicta. O início da 18.ª edição da prova está marcado para as 8 da manhã, mas os condicionamentos de trânsito necessários à realização do evento começam algumas horas antes.

Logo a partir da 00h00 de domingo, o trânsito vai estar cortado em ambos os sentidos na Via do Castelo do Queijo, no troço entre a Praça de Gonçalves Zarco e a Praça da Cidade do Salvador. A partir das 04h00, o trânsito ficará interdito na Praça da Cidade do Salvador e na Circunvalação, em ambos os sentidos, entre a Rua da Vilarinha e a Praça da Cidade do Salvador.

Na Avenida da Boavista, a partir das 00h00, vai ser proibido parar ou estacionar no sentido ascendente, entre a Avenida do Parque e a Praça de Gonçalves Zarco, e no sentido descendente, entre a Praça de Gonçalves Zarco e a Rua da Malaca.

Das 07h00 às 11h00 a Ponte Móvel de Leixões também vai estar interdita ao trânsito automóvel, mantendo-se o acesso pedonal. O acesso ao Porto de Leixões também estará condicionado.

A partir das 07h00, o trânsito vai estar proibido em mais de cem arruamentos, que podem ser consultados no site de notícias da Câmara Municipal do Porto.

Todos os condicionamentos ao trânsito cessam às 16h00. As linhas de elétrico 1 (Infante – Passeio Alegre) e 18 (Circular Massarelos – Carmo) também serão desativadas entre as 07h00 e as 16h00.

Os 42 quilómetros corridos pelos maratonistas começam junto ao Sea Life, na Via do Castelo do Queijo, e terminam no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade. Depois da partida, os atletas vão contornar o Parque da Cidade, e partir em direção a Matosinhos, até ao Porto de Leixões. O percurso inclui a travessia da Ponte Móvel de Leixões e estende-se por uma parte da costa de Leça da Palmeira, onde os atletas invertem o sentido da corrida e regressam ao Porto.

Os participantes vão então seguir junto à costa até à zona do Castelo do Queijo, e seguem junto à margem do rio Douro até à Ponte do Freixo. Perto da ponte, voltam a inverter o sentido, e seguem, mais uma vez, junto ao rio, até ao Queimódromo onde está a meta.

 

Além da competição principal de 42 quilómetros, a Maratona do Porto inclui também a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis de 10 quilómetros – que irá angariar fundos para a Associação Portuguesa de Osteoporose – e a EDP Fun Race, uma caminhada de seis quilómetros.

Na 18.ª edição da Maratona do Porto, espera-se uma forte participação de corredores estrangeiros, como é habitual. A prova contou com a inscrição de atletas de 67 nacionalidades, que perfazem 36% do total de inscritos. Vão participar na prova atletas de elite como os etíopes Dadi Yami Gemeda, Chele Dechasa e Birke Debele e os quenianos Daniel Kemboi, Evans Korir e Alice Kimutai. Até à hora de fecho deste artigo estavam inscritos cerca de 10 mil participantes.

Em 2021, o vencedor da Maratona do Porto foi o queniano Zablon Chumba, com um tempo recorde de 02h08m58. Na competição feminina, a etíope Kidsan Alema venceu a prova em 02h28m01.