Durante a noite de quinta-feira(24), aconteceu a cerimónia de entrega de prémios do Porto/Post/Doc 2022. "A Little Love Package" e "Viagem ao Sol" foram dois dos filmes premiados nas categorias principais.

“A Little Love Package”, do argentino Gastón Solnicki, e que tem o português Rui Poças como diretor de fotografia, foi o grande vencedor do Porto/Post/Doc 2022, na categoria de Melhor Filme Internacional. O Grande Prémio Vicente Pinto Abreu, no valor de 3 mil euros, foi atribuído pelo júri à longa-metragem por esta “abraçar a improvisação como o seu princípio orientador”. A cerimónia de entrega de prémios do festival realizou-se na quinta-feira (24) à noite, no Cinema Trindade.

O filme, produção austro-argentina, procura captar “os últimos instantes em que ainda é permitido fumar na via pública” em Viena, capital da Áustria, antes da nova lei do tabaco entrar em vigor. “Esse momento marca o fim de uma certa boémia que definiu o quotidiano vienense”, como refere a sinopse da longa.

Quanto à competição de Cinema Falado, dedicada ao cinema lusófono, “Viagem ao Sol” foi o filme premiado. O documentário de Susana Sousa Dias e de Ansgar Schaefer foi escolhido pela “articulação entre história pública e história privada, o trabalho com arquivos e o esforço de preservação e de transmissão da memória de protagonistas anónimos da história”. O filme retrata o acolhimento de refugiados, em Portugal, na altura da Segunda Guerra Mundial e esteve em exibição no Cinema Trindade e no Passos Manuel.

Na categoria Transmission, que se dedica aos documentários sobre música e movimentos culturais, o grande vencedor foi “A Viagem do Rei”, de João Pedro Moreira. O documentário tem como protagonista o “rei da pop portuguesa”, Rui Reininho, e propõe a “experiência surreal” de viajar pelo pensamento do frontman dos GNR. No mesmo prémio, foi feita também uma menção honrosa ao projeto “El Arena”, de Jay B. Jammal, pela sua “beleza e pertinência”.

Os júris premiaram “Nada para ver aqui”, de Nicholas Bouchez, com o Prémio Cinema Novo – filmes realizados em contexto de escola. “Home, Revised” de Inês Pedrosa e Melo teve direito a uma menção honrosa nesta categoria.

A categoria Working Class Heroes atribuiu também uma bolsa no valor de 20 mil euros à criação de Monica Martins Nunes, “Variations on How to Farm a City”, em parceria com a Filmaporto. A Companhia das Culturas e a Fundação Pereira Monteiro premiaram “Myticisme du Sud”, de Fábio Penela, com o Prémio Arché. Por último, os júris do Prémio Teenage escolheram “A House Made of Splinters” como filme vencedor.

A nona edição do Porto/Post/Doc terminou este sábado, 26 de outubro. As datas para o próximo ano já estão confirmadas e o Cinema Batalha será um dos espaços do festival. O Porto/Post/Doc volta ao Porto de 17 a 25 de novembro de 2023.

Artigo editado por Filipa Silva