De 16 a 27 de janeiro, o "The Circle" vai apoiar uma equipa de jornalistas a desenvolver um novo projeto de media local. Em 2023, a iniciativa vai ajudar a criar novos media locais em nove outras cidades europeias como Nápoles, Lyon e Vilnius. A maratona de duas semanas do Porto tem lugar na redação do JPN.

Projeto “The Circle” promove projeto de jornalismo colaborativo. Foto: JPN

O objetivo é promover o jornalismo colaborativo entre países europeus e “fortalecer o panorama dos media” na Europa. Para isto, a iniciativa “The Circle”, financiada pela Comissão Europeia e criada pelas equipas das publicações “Are We Europe” dos Países Baixos, “Hostwriter” e “n-ost” da Alemanha e a “Arty Farty” de França, vai ajudar a desenvolver novos projetos jornalísticos locais em dez cidades europeias.

Depois da passagem por Tiblissi, na Geórgia, o “The Circle” segue para o Porto. Na redação do JPN, uma equipa pré-selecionada de jornalistas vai desenvolver um novo media local para a invicta. E tudo em dez dias.

Os projetos que nascem ao abrigo do “The Circle” são criados em maratonas de design. Esta metodologia divide o processo de criação em duas semanas. Na primeira, explora-se o panorama dos media locais, são feitas apresentações de contextualização e identificam-se as necessidades a que o novo projeto pode responder. A segunda semana é mais prática e contempla a construção do modelo de negócio, o desenvolvimento da ideia e a organização da equipa.

Findas as duas semanas, a ideia desenvolvida recebe um fundo de 10 mil euros que a equipa deverá gerir. O “The Circle” também dá três meses de mentoria aos projetos. Após esse período, os vários hubs podem colaborar entre si e com as entidades organizadoras do “The Circle”.

No Porto, ao contrário do que aconteceu em Tiblissi, onde ao fim da primeira semana se reduziu a equipa de cerca de 20 participantes para menos de dez, a equipa (de oito elementos) será a mesma durante as duas semanas.

Questionado sobre se esta redução inicial do número de integrantes da equipa não poderia ser limitativa, Mick ter Reehost discordou. “É uma equipa bem equilibrada”, considerou o diretor da revista “Are We Europe”, em declarações ao JPN.

“Já há demasiada coisa a acontecer nas capitais”

Uma das particularidades do projeto “The Circle” é a intenção de criar projetos em cidades que não são capitais ou que não são as maiores cidades europeias (como foi o caso de Tiblissi, capital da Geórgia).

“Já há demasiada coisa a acontecer nas capitais”, afirmou Mick ter Reehost. O co-fundador da “Are We Europe” descreveu a experiência em Tiblissi como um sucesso e mostrou-se confiante na ida ao Porto.

Ao longo de 2023, o “The Circle” já tem garantidas também as passagens por Vilnius, na Lituânia, Mostar, na Bósnia, Lyon, em França e Nápoles, na Itália.

Em Portugal, as entidades parceiras locais do projeto são o JPN – em cuja redação o programa vai decorrer -, o Fumaça, o Shifter e o Canal 180.