A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) adjudicou o fornecimento de 48 autocarros 100% elétricos e de uma estação de carregamento, constituída por 24 carregadores duplos, à empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus).

Graças ao investimento de 19,3 milhões de euros (correspondente à aquisição dos veículos e à instalação da estação de carregamento na Estação de Recolha da Via Norte), a frota da STCP vai contar com 68 viaturas livres de emissões, acrescendo às atuais 20 que já estão em circulação pelas ruas do Porto.

O contrato surgiu no seguimento do concurso público internacional, lançado em setembro de 2022, tendo a adjudicação sido feita à proposta apresentada pelo concorrente EF – Energia Fundamental, Mobilidade Elétrica, Lda. (representante da empresa chinesa em Portugal).

Em comunicado de imprensa, a operadora indica que a aquisição representa uma “redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano”, permitindo ainda a substituição de 24 autocarros standard, em fim de vida, e o reforço com mais 24, energeticamente limpos

No comunicado é também adiantado que “a instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para finais de agosto e a entrega das novas viaturas (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 370 km) irá ocorrer, faseadamente, entre setembro e novembro de 2023“.

De acordo com a operadora, a ZT Bus está “entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros”. Acrescenta que é “o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio, sendo uma empresa certificada pela ISO 14001, empenhada na redução da pegada ambiental dos seus produtos”.

O concurso, que levou esta adjudicação a ser feita, “está associado a um investimento de cerca de 20 milhões de euros parcialmente financiado”, no montante de 8.4 milhões de euros, pela medida de Descarbonização dos Transportes Públicos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 Artigo editado por Paulo Frias